Convênio com o Detran terá investimento em Sinalização, Ciclovia e Campanha de Trânsito

O município de Porto Ferreira vai receber R$ 434,9 mil para aplicar em melhorias no trânsito e na mobilidade urbana em várias regiões da cidade. O convênio com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) foi assinado na terça-feira (03/04), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, pelo prefeito Rômulo Rippa. Na ocasião, ele estava acompanhado pelo coronel Roberto Antônio Diniz, secretário de Gestão da Prefeitura, e pelo deputado estadual Marco Vinholi (PSDB), que intermediou os recursos.

A verba faz parte do Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Numa primeira etapa serão desenvolvidas três ações. A primeira é a implantação de faixas elevadas para travessia em vias de grande fluxo de pedestres. Estão previstas a construção de nove faixas elevadas – que funcionam também como redutores de velocidade (lombadas) –, em locais como a avenida João Martins da Silveira Sobrinho (Avenida do Comércio), avenida Professor Henrique da Motta Fonseca Júnior, avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, ruas Coronel Procópio de Carvalho, Dona Balbina e Bento José de Carvalho.

A segunda ação é o desenvolvimento de uma campanha de educação para o trânsito, com a confecção de faixas, banners, folhetos e adesivos.

A terceira ação é a implantação e revitalização da sinalização horizontal e vertical de trânsito nas vias que integram a região da Avenida do Comércio, no Jardim Santa Marta.

A segunda etapa do convênio prevê a readequação geométrica para reordenação do fluxo de veículos, implantação de ciclovia segregada, de sinalização horizontal e vertical de trânsito na avenida Comendador Assad Taiar. Nos últimos anos o local registrou 19 acidentes de trânsito, com três vítimas fatais.

Ali será construído um canteiro divisor de fluxo, ocorrerá um alargamento da avenida, além de dispositivos de acesso aos bairros Dornelles, Independência, Jatobás, Porto Novo e Anibal (rotatórias). A ciclovia terá 1,1 km de extensão e ainda está prevista uma ciclofaixa de 400 metros.
Lembrando que este trecho da avenida Assad Taiar passará antes por recapeamento e adequação de guias, calçadas e galerias, com recursos do Governo Federal.

“Quero mais uma vez agradecer aqui ao trabalho do deputado Marco Vinholi e ao Governo do Estado por estes recursos que serão de muita importância para oferecermos mais segurança aos nossos pedestres e motoristas”, disse o prefeito Rômulo Rippa.