Departamento de Esportes inova com ginástica coletiva nos bairros

Além dos tradicionais projetos esportivos, o Departamento de Esportes e Lazer da Prefeitura de Porto Ferreira inovou levando ginástica coletiva e treinamento funcional a diversos bairros da cidade. O sucesso foi imediato e o número de mulheres participantes não para de crescer. A primeira aula, realizada no Alto do Serra D’Água reuniu cerca de 60 participantes.

Entre as diversas atividades da ginástica coletiva, a aula de ritmos é a que mais se destaca. Popularmente conhecida como zumba, é um exercício físico, baseado em movimentos de danças latinas, como o merengue, a cumbia, a salsa e o reggaeton, entre outros.

A zumba trabalha principalmente músculos do quadril, glúteos e coxas, além da coordenação motora como um todo. Em uma hora de aula, o gasto calórico é estimado em 800 a 1.000 calorias. É acessível a todas as idades, sempre respeitando o limite de cada um, mas é contraindicado para gestantes, por ser uma atividade de grande impacto.

A professora Erika Luciana Vidal Barbosa é uma das responsáveis pela atividade que tem movimentado a cidade de segunda a sexta-feira, no fim de tarde. Formada em Educação Física (licenciatura e bacharelado), Erika possui curso de zumba, pilates, ginástica localizada (step e jump), hidroginástica, alongamento, natação e recreação infantil, entre outros. Iniciou sua carreira como estagiária do Departamento de Esportes, atuou por 6 anos na Academia Vital Terapia, e faz parte da equipe do Clube de Campo das Figueiras há 7 anos.

Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, sem distinção. Homens, mulheres, jovens e crianças são bem-vindos. As aulas de ginástica coletiva, com a professora Erika, acontecem nos dias e horários abaixo descritos:

Dia  - Local - Horário
2ª feira - Calçadão Neno Perondi e Pátio da Fepasa - 18h às 20h
3ª e 5ª feira -  Emef Nadir Zadra Ribaldo - Serra D’Água - 18h às 20h
4ª e 6ª feira - Emef Ruth Barroso Teixeira - Porto Bello - 19h às 21h

A professora Erika também participa dos projetos de treinamento funcional, caminhadas assistidas e orientação para musculação nas academias ao ar livre, que serão divulgados em breve.