Moda do "faça você mesmo" tem levado muitas pessoas ao curso de pintura da Escola de Música e Artes

A moda do “faça você mesmo” – ou “do it yourself”, no original em inglês – tem levado muitas pessoas a procurarem curso na área artística, com a finalidade de ampliar seus conhecimentos sobre artes. Um desses cursos oferecidos pela Escola Livre de Música e Artes é a pintura, ministrado pela professora Vanessa Zanini.

Em entrevista, ela conta que desde sua infância admira a pintura, quando as cores e formas a atraíram na aula de artes de sua escola. Ao longo de sua adolescência a professora customizava camisetas, pois não havia como comprar modelos diferentes. Vanessa também foi funcionária da Papelaria Ideal, onde ministrou alguns cursos voltados para sua área.

“É surpreendente a maneira como os alunos aprendem muito rápido, pois nas aulas que são realizadas na Casa da Cultura os alunos fazem várias atividades em telas”, diz.

A professora tem um ateliê em sua casa, onde apresenta um trabalho autoral que pode ser visto em sua conta no Instagram: @vanessazaniniatelier. Ela afirma: “A pintura está em mim e sempre estará”.

Para ela, dar aulas na Casa de Cultura é uma experiência que lhe traz muito conhecimento em lidar com pessoas que têm princípios e afinidades em comum: o gosto e a vontade de pintar. E para isso acontecer, basta ter uma forma plural e aberta de olhar para a vida, de olhar para as coisas e refletir sobre elas, não só como forma de pintura, mas como maneiras de viver cada vez melhor, é um exercício de pôr para fora o que sente. “Se quero cada vez mais melhorar o resultado de um desenho ou pintura, paralelo a isso, quero mudar para melhor as coisas que estão a meu redor”, finaliza.