Município de Porto Ferreira volta a figurar no Mapa do Turismo Brasileiro

Porto Ferreira voltou a figurar no Mapa do Turismo Brasileiro, cuja atualização foi divulgada no último dia 14 de setembro pelo Ministério do Turismo. O levantamento mostra que o número de municípios paulistas incluídos nesta nova versão da ferramenta quase dobrou, saltando de 222 para 432 destinos, distribuídos em 51 regiões turísticas.

O crescimento dos números é resultado de um amplo trabalho de conscientização do Ministério do Turismo junto aos gestores municipais e estaduais a respeito da necessidade de identificação e classificação das cidades para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região.

Porto Ferreira, dentro do atual governo municipal, tem realizado diversas ações para alavancar o turismo de negócios do município. Entre elas, a criação do Plano Diretor de Turismo e o projeto de tornar-se Município de Interesse Turístico (MIT), com aprovação de projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado.

Para voltar a figurar no Mapa do Turismo Brasileiro a Prefeitura, por meio da Seção Municipal de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, cumpriu algumas  etapas, com entrega de documentos dentro dos prazos especificados. Assim, o município agora voltará a pleitear recursos do Governo Federal disponíveis no Siconv (Sistema de Convênios).

A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançada este ano pelo ministro Marx Beltrão para fortalecer o setor de viagens no país. De acordo com o Plano, a partir de 2017 o Mapa passa a ser atualizado a cada dois anos. Sua construção é feita pelo MTur em parceria com órgãos oficiais de Turismo dos estados e municípios brasileiros e instâncias de governança regional.