Senado aprova Porto Ferreira como a Capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração

Praticamente um mês após realizar uma audiência com o senador paulista José Serra (PSDB) em Brasília, o prefeito Rômulo Rippa recebeu da assessoria do parlamentar, na tarde de quinta-feira (21/09), a notícia de que o Senado aprovara o projeto de lei 72/2013, que confere o título de Capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração ao Município de Porto Ferreira.

O projeto é de autoria do ex-deputado Newton Lima (PT-SP), e já havia sido aprovado na Câmara Federal. Na propositura, o parlamentar destacou o papel econômico do segmento cerâmico para a economia brasileira, com participação de 1% no Produto Interno Bruto (PIB).

A proposta, após o pedido do prefeito Rômulo Rippa no mês passado, foi incluída na pauta do Plenário do Senado por solicitação de Serra, que ressaltou a importância da produção de cerâmica para o Brasil. Agora basta aguardar a sanção presidencial.

O título complementa as ações que estão sendo tomadas pelo atual Governo Municipal para alavancar o turismo de negócios e transformar Porto Ferreira em município de reconhecido potencial turístico. Recentemente, com apoio dos empresários locais e entidades representativas da categoria, como a Associação Comercial e Empresarial, Sindicer e Sebrae, foi criado o Comitê da Capital da Cerâmica Artística e da Decoração. O objetivo é acompanhar, discutir e propor ações para o incremento do turismo de negócios.

Em outra frente, o município também apresentará em breve na Assembleia Legislativa de São Paulo, por intermédio do deputado estadual João Camarez (PSDB), o projeto de lei para receber o título de Município de Interesse Turístico (MIT), e assim auferir repasses anuais para o setor.

“Mais uma vez faço aqui um agradecimento especial ao meu amigo senador José Serra pela articulação desta votação. A matéria agora segue para a sanção presidencial. Esta importante lei dará em definitivo o devido destaque ao nosso município”, escreveu o prefeito em sua rede social após receber a notícia da aprovação.