Ventania atinge a grande São Paulo e o litoral, enquanto chuvas diminuem no Rio Grande do Sul.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) decretou alerta vermelho ao menos até as 12h desta quinta-feira para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina por causa do ciclone extratropical que está de passagem pelo litoral do Sul do Brasil.
Depois deixar cidades tomadas por enchentes e prejuízos com os vendavais na quarta, a chuva diminui deve diminuir conforme o ciclone se afasta gradualmente da costa nesta quinta. Segundo o serviço de meteorologia MetSul, o ciclone se afasta gradualmente da costa e a chuva diminui bastante na maioria dos locais.
Veja a previsão para o dia:
Manhã de quinta
Tarde de quinta-feira
Noite de quinta-feira
A recomendação é para que os moradores das regiões por onde o ciclone deve circular se cadastrem no serviço de recebimento de alertas da Defesa Civil.
Na sexta-feira (14) uma massa de ar frio começa a atuar no Sul, com previsão de geada em vários pontos e temperaturas próximas a zero nas serras gaúcha e catarinense.
Já no sábado (15), os ventos chegam ao Rio de Janeiro. Apesar de perderem intensidade, devem ser fortes no litoral do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Nesta data, em São Paulo, há previsão de geada no sul do estado e na Serra da Mantiqueira.
Tendência de queda na temperatura a partir de quarta-feira (14). — Foto: Reprodução/INMET
A ressaca marítima é o nome dado ao movimento anormal das ondas, com o mar se elevando acima da costa. As grandes ondas podem provocar inundações, já que o vento aumenta o nível do oceano. Isso se dá pela incidência de eventos climáticos adversos, como tufões, furacões, ciclones e tempestades.
Na faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, entre Chuí (RS) e Laguna (SC), os ventos serão em direção Sudeste a Nordeste, com intensidade de até 100 km/h (55 nós), e, posteriormente, de direção Noroeste a Sudoeste, com intensidade de até 115 km/h (63 nós), entre a manhã desta quarta-feira e a manhã de sábado (15).
Já na faixa litorânea entre os estados de São Paulo e do Espírito Santo, de São Sebastião (SP) a São Mateus (ES), os ventos serão de Noroeste a Sudoeste, rodando para Sudoeste a Sul, com intensidade de até 74 km/h (40 nós), da manhã de quinta-feira (13) até a tarde de sexta-feira (14).
Os ciclones são sistemas de baixa pressão atmosférica, isto é, regiões causadoras de tempo adverso em grande escala. Apesar de o nome assustar, eles são mais comuns do que imaginamos.
Ao todo, existem três tipos de ciclones. Os extratropicais, por sua vez, são aqueles associados às frentes frias (regiões que demarcam o avanço de massas de ar).
Fonte G1
Comunicamos, com pesar, o falecimento do Sr. Carlos Alberto Beltran, aos 47anos, na cidade de…
Grave acidente aconteceu na noite de sexta (2), no km 4 da Rodovia Zequinha de…
Comunicamos, com pesar, o falecimento do Sr.Otacílio Fabris, aos 85 anos, na cidade de Porto…
A La Fornalha possui um dos maiores cardápio de massas e pizzas salgadas, agridoces e…
Porto Ferreira - 02/05/2025 Policiais Militares do Comando de Grupo de Patrulha 3 – Operações…
Na Lanchonete Dogs.com um lugar acolhedor e amplo com muitas opões de lanches, pastéis e…