Notícias

Eleições 2024: 115 mil eleitores da região precisam regularizar título para votar em outubro; saiba como

Regularização deve ser feita até maio e pode ser realizada pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou de forma presencial.

As 42 cidades da região de cobertura do g1 São Carlos e Araraquara têm 115 mil eleitores com o título cancelado, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP).

O prazo para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral e votar em 2024 é 8 de maio, exatos 150 dias antes do pleito. Veja abaixo como fazer e os números por cidade. 👇

Segundo a Justiça Eleitoral, os títulos são cancelados por ausência às urnas em três turnos de eleição. Para regularizar, os eleitores devem fazer uma revisão de dados ou transferência (se tiver mudado o seu domicílio) para ficar em situação regular e votar nas Eleições 2024.

As Eleições 2024 acontecem em 6 de outubro, quando os municípios vão escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Já o segundo turno ocorrerá no dia 27 de outubro, onde for necessário, para a escolha de prefeito em municípios com mais de 200 mil eleitores.

Como consultar situação ✅

Urna eletrônica — Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

É possível consultar a situação do título pelo site do TSE, conforme o passo a passo:

  • Acessar o site: www.tse.jus.br
  • Clicar no botão “Situação eleitoral”
  • Digitar o nº do título, CPF ou nome e clicar em “Consultar”
  • O site vai mostrar a situação e se o eleitor tem ou não biometria cadastrada

Como regularizar título

Caso esteja irregular, o primeiro passo para o eleitor regularizar o título é pagar uma multa de R$ 3,51 por turno em que não votou e não justificou. A guia de recolhimento pode ser emitida online no site do Tribunal, no botão “guia de multa para pagamento”, ou pelo app E-Título.

Após o pagamento, é necessário fazer a revisão dos dados eleitorais, que também pode ser feita online pelo site do TSE, no Autoatendimento Eleitoral.

No site, basta clicar em Título Eleitoral > Regularize seu título eleitoral cancelado e preencher os dados solicitados pelo sistema.

Também é possível fazer a regularização de forma presencial. O atendimento nos cartórios eleitorais ou nos postos de atendimento é realizado por agendamento através do site www.tre-sp.jus.br, em Eleitor > Atendimento Online > Agendamento para atendimento presencial.

Número de cancelados por cidade

Fonte EPTV

Porto Ferreira Online

Recent Posts

Faleceu dia 02/05/2025 – Sra. Marizilda Mariano

Comunicamos, com pesar, o falecimento da Sra. Marizilda Mariano, aos 72 anos, na cidade de…

18 minutos ago

Faleceu dia 01/05/2025 – Sra. Neide Ap. de Souza Duz

Comunicamos, com pesar, o falecimento da Sra. Neide Ap. de Souza Duz, aos 74 anos,…

3 horas ago

Prisão em Flagrante por Assalto em Residência

*Porto Ferreira**Prisão em Flagrante por Assalto em Residência*01/05/2025Policiais Militares do Comando de Grupo de Patrulha…

4 horas ago

Ocorrência de Adulteração de sinais identificadores de veículo

Porto Ferreira - 30/04/2025Av. Assad Taiar Policiais Militares do Rádio Patrulhamento da cidade de Porto…

18 horas ago

Feira Fepasa 30/04/2025

A Feira Livre Fepasa todas quartas-feiras e domingos.

1 dia ago

Curso Concluído com Sucesso!

Hoje, quarta-feira (30/04), às 15h, aconteceu a conclusão do curso “Prepare e Venda Bolos e…

2 dias ago