A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, suspendeu a venda de iPhones sem carregador e multou a Apple, empresa responsável pelo smartphone, em R$ 12.274.500,00. O órgão cassou, ainda, o registro dos aparelhos a partir do modelo iPhone 12.
A gigante de tecnologia deixou de vender os aparelhos com carregador em outubro de 2020, desde a versão 12 do iPhone.
A alegação é de que a medida faz parte do conjunto de ações de proteção ambiental da marca. No entanto, segundo apuração de @daniel.adjuto, âncora do @livecnnbrasil. A avaliação do órgão foi de que se trata de venda casada e que a Apple não demonstrou que a medida seria em prol do meio ambiente em solo brasileiro.
“A representada, que continua a fabricar os carregadores de bateria, propaga, declaradamente, o discurso de que a escolha da compra foi passada ao consumidor. É ela quem decidiu o modo de fornecimento de seu produto”, justificou Laura Postal Tirelli, diretora da Senacon. A executiva considera também que a exclusão dos carregadores não levou à redução no preço do aparelho, o que configura transferência de responsabilidade a terceiros.
📺🗞️ ETV NO AR COM AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DA SEMANA! Nesta edição, você confere: a…
Comunicamos, com pesar, o falecimento da Sra. Marizilda Mariano, aos 72 anos, na cidade de…
Comunicamos, com pesar, o falecimento da Sra. Neide Ap. de Souza Duz, aos 74 anos,…
*Porto Ferreira**Prisão em Flagrante por Assalto em Residência*01/05/2025Policiais Militares do Comando de Grupo de Patrulha…
Porto Ferreira - 30/04/2025Av. Assad Taiar Policiais Militares do Rádio Patrulhamento da cidade de Porto…