Aplicativo Fala, Cidadão! já fez 1,3 mil atendimentos com elevado índice de resolução

Prestes a completar 20 meses de funcionamento, o aplicativo de ouvidoria oficial do município de Porto Ferreira, o Fala, Cidadão!, já recebeu mais de 1,3 mil chamados.

Destes, 84% dos casos foram resolvidos, 15% estão em andamento e apenas 1% dos atendimentos foram negados.

Segundo as estatísticas, os principais assuntos dos chamados são: limpeza de terreno, buracos na via pública, posturas, alvará e limpeza urbana.

Implantado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, em conjunto com a Ouvidoria do município, o aplicativo foi lançado no início de julho de 2017. Seu objetivo é aproximar a população do Poder Público e dar a oportunidade para que os cidadãos também façam a fiscalização do município de uma maneira simples, fácil, desburocratizada, moderna e eficiente.

O Fala, Cidadão! É integrado com todas as Secretarias do governo e disponibilizado em plataformas digitais: celulares, tablets, desktops, por exemplo. O serviço também pode ser usado via ligação telefônica, com o atendimento feito por um servidor.

A forma de usar é relativamente simples. O cidadão deve primeiramente baixar o aplicativo em seu celular ou tablet. Após a instalação, deve se cadastrar, criando assim um login e senha que permitirá seu acesso ao Fala, Cidadão! Cumpridos estes trâmites iniciais, será permitido inserir as reclamações ou solicitações ao município.

Por exemplo: andando na rua, a pessoa encontra um buraco ou vazamento de água. Ela pode fotografar e, por tecnologia de geolocalização, deve confirmar a rua e o número onde se encontra o problema, e enviar a solicitação. Automaticamente, o sistema vai gerar um protocolo, no qual o cidadão poderá acompanhar de perto o caso.

Do outro lado, na “Central Administrativa”, a Prefeitura possui um ouvidor que recebe todas as demandas, faz uma primeira resposta confirmando e aprovando o recebimento da reivindicação. Também pode ser negada, caso não haja a devida veracidade das informações ou dados suficientes para que se identifique realmente o problema. E, após isso, ele direciona à Secretaria responsável por aquele caso específico.

Cada Secretaria tem um encarregado para dar a resolução do caso no menor prazo possível. Os casos registrados pelo aplicativo têm um prazo médio de 7 a 15 dias para ser solucionado.

Os relatórios são analisados por bairros, Secretarias, categorias (são mais de 40 categorias para classificação de ocorrências), entre outros itens. Isto permite um diagnóstico abrangente e real dos problemas e, consequentemente, auxilia o município na busca de soluções.

“Nós colocamos toda a Administração comprometida em dar resolução no menor tempo possível, para que o cidadão sinta confiança e credibilidade na ferramenta. Como venho dizendo desde o início do governo, o foco de nossas ações é oferecer o melhor serviço ao cidadão. Essa transparência e empoderamento dados à população por meio do aplicativo faz com que tenhamos um governo mais eficiente e próximo da população ferreirense”, destacou o prefeito Rômulo Rippa.

O aplicativo pode ser baixado nos seguintes links:

Link para Download do App IOS: https://itunes.apple.com/us/app/fala-cidadao/id1059515871

Link para Download do App Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.wplay.falacidadao