Arquivo Vivo e Cuidado com a Cuca Cast: conheça podcasts desenvolvidos na cidade
Arquivo Vivo - Cuidado com a Cuca Cast

Eleito a palavra do ano em 2005 pelo dicionário New Oxford American, o termo ‘podcast’ se popularizou muito nos últimos anos. Curtos ou longos, jornalísticos ou de entretenimento, os podcast se assemelham a um programa de rádio, mas podem ser ouvidos a qualquer hora e em qualquer lugar. Com assuntos e formatos dos mais diversos possíveis, os podcasts podem ser acessados em sites, plataformas de músicas, apps no celular; e tudo isso de forma gratuita.

Atualmente, cada vez mais pessoas têm se interessado em produzir seus próprios podcasts. Este é o caso da ferreirense Beatriz Lima, 23, estudante de Fisioterapia, idealizadora do Arquivo Vivo e também das amigas Cher Lopes, 37, e Lila Mendes, 27, professoras de Inglês e criadoras do podcast Cuidado com a Cuca Cast. Conheça mais sobre cada uma destas iniciativas nesta matéria.

Arquivo Vivo

Idealizado e produzido por Beatriz Lima, 23, o podcast Arquivo Vivo surgiu como uma forma de armazenar as memórias, pensamentos e aprendizados da estudante.

“A ideia foi criar um podcast para que no futuro meus filhos ouçam isso e possam aprender alguma coisa com o que eu estou vivendo nesta época. É quase uma cápsula do tempo para ser aberta por algumas pessoas que vão ser especiais para mim no futuro, mas enquanto essas pessoas não vêm ao mundo, eu compartilho com qualquer pessoa que quiser ouvir”, conta a idealizadora do podcast.

Experiências pessoais, relação saudável com as mídias sociais, perfeccionismo e auto imagem, são apenas alguns dos temas abordados por Beatriz. “Eu sou cristã e muito daquilo que eu compartilho tem a ver com a minha fé, em geral as reflexões são baseadas nisso, mas não são uma pregação, são uma reflexão que eu tento trazer, uma aplicação prática no cotidiano”, explica.

Beatriz Lima conta que realiza todas as etapas produtivas do podcast, desde a roteirização dos tópicos a serem abordados, até a locução, edição e divulgação do produto nas plataformas virtuais.

O Arquivo Vivo é quinzenal, lançado sempre na 2º e 4º semana do mês, às quintas-feiras, e está disponível no Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Anchor, Breaker, Overcast, Pocket Casts e RadioPublic.

Cuidado com a Cuca Cast

Idealizado e produzido pelas professoras Cher Lopes, 37, e Lila Mendes, 27, Cuidado com a Cuca Cast é um podcast que surgiu em outubro de 2020 e trata de assuntos intrigantes, como criaturas místicas e mistérios sem solução. O nome faz referência a Cuca, figura do folclore nacional e personagem querida por elas.

“Sempre gostamos de assuntos misteriosos e curiosidades, aproveitamos a pandemia para conseguir conversar e colocar em movimento uma intenção que tínhamos há tempos. Discutimos crimes, principalmente, como nossa série sobre mulheres sobreviventes, que foi como encontramos uma oportunidade de tratar assuntos como violência doméstica e violência contra a mulher, sem fazer isso de uma forma mecânica ou técnica, já que não temos formação para tanto”, explicam.

Todos os episódios são escritos e editados por Cher e Lila. Elas ainda contam que os assuntos abordados são selecionados por cada uma delas sem que a outra fique sabendo. Com isso, de acordo com as idealizadoras, é possível arrancar reações naturais e sinceras da pessoa que está ouvindo a história pela primeira vez. “Como os episódios de sexta-feira são mais elaborados, a pesquisa pode demorar dias, portanto, fazemos uma rotação e cada semana uma de nós faz a pesquisa”.

O Cuidado com a Cuca Cast está disponível em diversas plataformas de streaming de áudio, como Spotify, Google Podcast, iTunes e Breaker. Também é possível conhecer mais sobre o podcast pelo Instagram ou pelo [email protected].


por Felipe Lamellas
Graduado em Jornalismo (Unesp, 2020)
Graduando em História (Mackenzie)