Porto Ferreira Online

O Projeto de Lei nº 46/2019, objeto do Anteprojeto de Lei nº 14/2019, de autoria do vereador Alan João (PSB), que inclui o Dia Municipal da Língua Portuguesa e a Semana Portuguesa no calendário oficial de eventos do município de Porto Ferreira foi aprovado por unanimidade na sessão de segunda-feira (14/10).

Estiveram presentes para acompanharem a discussão o presidente e o vice-presidente da Casa de Portugal de São Carlos, Plácido Ferreirinha e André Pimenta, o vereador de São Carlos, Daniel Lima e Mariela Chula.
“Faço meus cumprimentos aos meus amigos André, Plácido, Mariela, esposa do André, e ao vereador de São Carlos, Daniel Lima, meu correligionário do PSB, presentes na sessão de hoje”, declarou Alan João.

O vereador contou que o projeto surgiu de conversas que teve ao longo dos anos com Plácido e André. “Nós discutimos algumas questões para o município de Porto Ferreira, como trabalhos voluntários na área cultural, artística inclusive que nós vamos desenvolver na escola Ruth Barroso com as crianças, com aulas de desenhos gratuitas e aula de teatro.”

A ideia de criar a Semana Portuguesa no município foi inspirada na Semana Italiana que há em Santa Rita do Passa Quatro. “A Semana Italiana iniciou com um dia, dois dias e hoje é uma semana extremamente famosa, colegas vereadores sabem disso. Muitas barracas, mexe e desenvolve o orçamento da cidade, o recurso fica no município e muitos ali que fazem as barracas da feira, os feirantes, são santa ritenses”, explicou Alan João.

Já o Dia Municipal da Língua Portuguesa foi sugerido, pois existe uma lei federal que versa sobre. “O município ainda não tinha legislação específica. Então indo ao encontro dessas duas questões importantes nós trouxemos, aqui para Porto Ferreira, apresentamos o anteprojeto”, detalhou o parlamentar.

O prefeito Rômulo Rippa participou das conversas e teve a sensibilidade de enviar o anteprojeto como projeto para ser votado, segundo resumiu Alan João. “Agradeço também aos colegas vereadores que subscreveram a legislação e eu compartilho aqui essa conquista que vai acontecer hoje à noite”, ressaltou antes da votação.

Durante a discussão do projeto, o vereador Alan João leu a justificativa escrita por Ruy Pimenta, primo do André Pimenta, que auxiliou também na confecção do projeto. A justificativa está disponível na íntegra para ser lida no Requerimento nº 327/2019 que apresentou o anteprojeto.

“Esse projeto é uma forma de nós também podermos acolher vocês, europeus portugueses, que vêm até o Brasil se dedicarem, colocarem um pouco do seu trabalho e compartilharem da cultura de vocês aqui conosco brasileiros”, reiterou o parlamentar.

Alan João também disse acreditar que o projeto será um sucesso, já que o povo de Porto Ferreira é empreendedor. “Tenho total certeza que será um grande sucesso aqui. Somos muito empreendedores e acolhedores com todos aqueles que vêm à nossa terra e desenvolvem o nosso município”, finalizou o vereador

O presidente da Câmara, vereador Gustavo Braga (PTB), também falou sobre o projeto e parabenizou ao vereador e ao prefeito pela iniciativa. “Parabéns Plácido Ferreirinha, André Pimenta, sua esposa Mariela, vereador Daniel. Obrigado pela presença”, completou.

Gustavo Braga contou que tem origens portuguesa. “Meu avô era português, Braga também, foi um dos fundadores de Porto Ferreira. Temos um carinho muito grande pela colônia portuguesa e espero que logo tenha bons frutos na realização desse projeto para a cultura portuguesa”, concluiu.

Millenium Beer 3
Millenium Beer 3
Adore Home b
Adore Home b
Santana Dec - Lateral Inf
Santana Dec - Lateral Inf
Hamburgueria Ferrero logo
Hamburgueria Ferrero logo
Julios Beers
Julios Beers
Porto Prime Carnes Nobres Porto Ferreira
Porto Prime Carnes Nobres Porto Ferreira
Tulha - Bar e Creperia
Tulha - Bar e Creperia
 Laboratório Previ Lab
 Laboratório Previ Lab