Câmara Municipal realiza Fórum de Segurança Pública
Fórum de Segurança Pública na Câmara Municipal de Porto Ferreira, SP.

Na última quarta-feira, 29/04, ocorreu na Câmara Municipal, um Fórum de Segurança Pública, com o tema “Como conter a violência urbana”, para discutir a situação atual do município, nas questões de segurança pública, quanto as ações já em andamento e resultados obtidos, bem como planejamento de ações futuras que envolvam o Poder Público local.

Estiveram presentes ao Fórum as seguintes autoridades, o Presidente da Câmara Municipal Luiz Antonio de Moraes, o Maguila, a vereadora Edite Pereira Sebastião, o vereador Alessandro Rossi Bertazzi, o Juíz de Direito Dr. André Gustavo Livonesi, o Promotor de Justiça Dr. Bruno Orsatti Landi, o Delegado de Polícia Dr. Eduardo Henrique Palmeira Campos, o Capitão da Polícia Militar Marcelo dos Santos Sançana, o Presidente do CONSEG Reginaldo Luis Tejada, a Dirigente Regional de Ensino Lucimeire do Santos, a Chefe de Gabinete Fernanda Barcellos representando a Prefeita Municipal, o Comandante da Guarda Civil Municipal Sergio Cardoso de Moraes, e o Chefe da Divisão de Segurança Municipal Manoel Marcelino.

- Siga o Porto Ferreira Online no Twitter e no Facebook

Além de outras pessoas que representaram importantes entidades locais como a Diretora de Educação Maria Regina Nery, a Diretora da Promoção Social Ana Carolina Braga, a Diretora da Escola “Prof. Pedrina Pires Zadra” Maria Cecília Cunha Leme, o Sr. Luiz Devitte Gomar pelo Rotary Club, o Sr. Luis Antonio Duz Presidente da Associação Comercial e Empresarial, o Sr. Diogenes Lyra Superintendente da Odebrecht Ambiental, Sr. Paulo Bernardo representando o COMPUR, empresários, representantes de Associações de Bairro, membros do CONSEG, entre outras pessoas da sociedade.

A abertura foi realizada pelo Presidente da Câmara Municipal, que fez um breve relato dos trabalhos que os Vereadores vem realizando em Porto Ferreira quanto a segurança pública, como a iniciativa e aprovação da Lei que criou a Atividade Delegada (convênio com Estado que permite uma escala maior de policiais nas ruas), a instalação da Guarda Municipal no centro da cidade onde a Câmara cedeu parte do prédio desde 2011, a implantação do Posto da Guarda na Rodoviária, emendas no orçamento para compra de equipamentos e armamento pela Guarda Municipal, além de vários pedidos e contatos com Governo do Estado, solicitando aumento do efetivo de policiais, pedidos para Prefeitura para aumento do efetivo da Guarda Municipal, entre outras ações e iniciativas dos Vereadores.

Em seguida o Capitão Sançana, fez um relato da situação da segurança pública em Porto Ferreira, com apoio do Tenente Regis, apresentaram dados e índices sobre a criminalidade local, como números de ocorrências, prisões efetuadas, atendimentos realizados, estratégias de rondas de policiamento para inibir as ações criminosas e uso do efetivo de forma coordenada para melhores resultados.

Foi realizado uma apresentação pelo CONSEG através de seu Presidente, onde ocorreu o lançamento de uma Cartilha que será utilizada para campanhas educativas e preventivas no combate as drogas e violência em nossa cidade, trabalho que o CONSEG irá realizar através de reuniões, palestras e teatros.

Na sequência foi aberto a população presente ao Fórum, para fazerem perguntas, comentários, sugestões, que foram debatidas com as autoridades ali presentes, Dr. Bruno Orsatti Landi (Promotor), o Dr. André Gustavo Livonesi (Juiz de Direito), o Delegado de Polícia Dr. Eduardo Henrique Palmeira Campos, o Capitão da Polícia Militar Marcelo dos Santos Sançana, onde várias assuntos foram abordados, respondidos e discutidos, de forma muito clara trazendo muita qualidade e informação ao evento.

Depois de 3 horas de trabalhos no Fórum por volta das 22h30min, o Presidente da Câmara em nome do Poder Legislativo e do CONSEG, encerrou agradecendo a importante participação da população, das autoridades e representantes de segmentos da sociedade, agradecendo de forma especial a participação do Delegado Dr. Eduardo Henrique Palmeira Campos, do Capitão PM Marcelo dos Santos Sançana, do Juíz de Direirto Dr. André Gustavo Livonesi, e do Promotor de Justiça Dr. Bruno Orsatti Landi, pois sem a presença dos mesmos não seria possível realizar um evento sobre um tema tão importante como este.

“Acredito que foi um ótimo resultado, com uma participação popular ainda abaixo do esperado, mas de grande qualidade, estaremos realizando outros eventos como este, pois é um momento de grande oportunidade para as autoridades e para a população ter um diálogo saudável e aberto, sobre os problemas e possíveis solução quanto a segurança publica em Porto Ferreira, agradeço muito a todos pela participação”, disse o vereador Presidente da Câmara Municipal, Luiz Antonio de Moraes, o Maguila.