Com presença virtual de Secretário de Justiça, Prefeitura inaugura o Parque do Amanhã

O prefeito Rômulo Rippa inaugurou na tarde de sexta-feira (18/12) o Parque do Amanhã, localizado no Jardim Porto Novo, construído no antigo “Campo do Cruzeiro”. A cerimônia contou com a presença virtual do secretário de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Dr. Fernando José da Costa, que participou de seu gabinete em São Paulo.

Também presentes o vice-prefeito Dr. Saldanha Leivas Cougo, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Gustavo Braga Coluci, os vereadores Élcio Arruda, Ismael Miguel da Silva e Gideon dos Santos; o vereador eleito Dr. Pedro Melo; uma das filhas do homenageado Marcolino Barboza, Francisca; além de servidores públicos, convidados e população em geral.

O Parque do Amanhã tem este nome porque o projeto de construção pensou na sustentabilidade de sua execução. Toda a energia que será consumida em seu funcionamento será gerada por uma estação de energia solar, cujas placas foram instaladas no teto do palco.

O Parque foi construído no Centro de Lazer do Trabalhador Marcolino Barboza, mais conhecido como Campo do Cruzeiro, no Jardim Porto Novo, ao lado da UBS Darcy Ripa, da Creche Said Abib Taiar e da Capela de São Jorge.

As obras tiveram início no final de janeiro. Trata-se de um investimento de R$ 1,6 milhão, sendo que a maior parte (R$ 1 milhão) são recursos do FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos), vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.

Entre os equipamentos que serão entregues estão pista de caminhada, campo de futebol society, quadra de areia, paisagismo, playground com acessibilidade, palco para apresentações, cascata, espelho d’água, jardim sensorial, academia do idoso, entre outras benfeitorias.

O Campo de Futebol do local foi batizado com o nome de Marcolino Barboza, ex-vereador e esportista que morou na Vila Sybilla, mantendo assim a homenagem antes prestada.

“Dia de grande alegria! Em um ano de tantos desafios, entregarmos um equipamento público desta envergadura as vésperas das festividades de Natal é um verdadeiro presente para nossa cidade. Que esse espaço seja sinônimo de saúde, prática esportiva, qualidade de vida e lazer. Parabéns, Porto Ferreira!”, disse o prefeito Rômulo Rippa.

O horário de funcionamento é das 6h às 22h (segunda a sábado) e das 7h às 20h (domingos e feriados).

Marcolino Barboza

Marcolino Barboza nasceu em Araras (SP), em 9 de novembro de 1934. Veio com os pais e 8 irmãos para Porto Ferreira em 1962. Casou-se em 28 de setembro de 1957 com Olávia Cazarin Barboza e da união nasceram sete filhos: Vani, Terezinha, José, Nelson, Geraldo, Valter e Francisca.

Inicialmente, morou no Sítio Boa Vista, onde trabalhou na lavoura e, mais tarde, fundou a Olaria Bom Jesus.

Mudou-se para a Vila Sybilla em 1976, onde fez grandes amigos. Sempre foi um homem humilde e religioso. Ajudava as pessoas sem mesmo conhecê-las.

Amante da música e do futebol, sempre incentivou os times da Vila e bancava com recursos próprios o transporte e os uniformes, para que pudessem participar dos torneios.

O campo do Cruzeiro sempre foi sua paixão.

Foi ainda vereador, eleito para o mandato de 1983 a 1988.

Faleceu em 30 de outubro de 1995, aos 60 anos de idade. Hoje, seu nome é lembrado com orgulho pela família e saudades dos amigos.