Comando da PM e Prefeitura comemoram queda dos índices de violência após implantação do Dejem e Atividade Delegada
Capitão Marcelo Sançana e prefeita Renata Braga
Gabinete da Prefeitura de Porto Ferreira

O comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar de Porto Ferreira, capitão Marcelo Sançana, foi recebido na tarde da última terça-feira pela prefeita Renata Braga e pelo diretor de Governo da Prefeitura, coronel Roberto Diniz, quando levou ao conhecimento da chefe do Executivo a informação sobre a queda nos índices de violência no município em setembro de 2014, em comparação com o mesmo mês de 2013.

De acordo com o capitão, houve uma redução de 80% nos registros de furto de veículo e de 60% nos de furto simples. O número de roubos ficou estabilizado. Outros dados a serem comemorados foi a ausência de registro de homicídio na cidade em setembro e 13 veículos furtados ou roubados foram recuperados pela Polícia Militar.

Também foi destacado outro ponto positivo por Sançana: até o dia 7 não havia sido registrado nenhum roubo no mês de outubro.

Segundo as autoridades, o que contribuiu para esta diminuição dos índices de violência foi a implantação da Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar) e da Atividade Delegada no município na virada de agosto para setembro, dois programas que visam reforçar o patrulhamento.

A Diária Especial foi instituída por meio da lei complementar 1227/13, sancionada pelo governador Geraldo Alckmin em dezembro do ano passado. Diferente da Atividade Delegada, na qual é o Município que faz o pagamento, na Dejem é o próprio Estado que o faz.

Em termos práticos, a Dejem e a Atividade Delegada aumentaram o número de policiais e viaturas nas ruas, podendo assim contribuir com a sensação de segurança da população e com o combate à criminalidade. Policias Militares de outros locais do Estado também podem agora trabalhar em Porto Ferreira, desde que se inscrevam para participar da Dejem ou Atividade Delegada.

“Sem dúvida, o capitão Sançana nos trouxe uma ótima notícia, há muito aguardada pela nossa população. Tenho plena confiança no trabalho da Polícia Militar e das demais forças policiais, a Polícia Civil, nossa Guarda Civil Municipal, o Poder Judiciário que, atuando em conjunto, estão trazendo mais segurança para Porto Ferreira”, comemorou Renata Braga.