Porto Ferreira Online

A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira alerta a população para que fique atenta ao aumento do número de escorpiões neste período do ano.

Com o aumento da temperatura, tem-se observado o aumento no número de notificações de encontro de escorpiões nas residências e também no número de acidentes com picadas.

Os escorpiões preferem lugares úmidos, com pouca luminosidade, com fartura de insetos, principalmente baratas, e escondem-se embaixo de pedras, entulhos, telhas e tijolos, debaixo de cascas de árvores e folhas, em paredes mal rebocadas ou com rachaduras, caixas de gordura e ralos.

Frequentemente, adentram nas residências sem serem notados, através de ralos, canaletas e frestas das portas. Após alimentarem-se, procuram esconderijos escuros e úmidos, ficando escondidos até seu próximo deslocamento em busca de alimento. 

É importante verificar todo o imóvel, principalmente no cômodo onde o escorpião foi encontrado pelo morador para poder identificar o possível local que possa ter entrado.

Medidas preventivas:

- Limpar o quintal, remover o lixo, madeira, tijolos, pedras, telhas, restos de obra, materiais de construção e outros objetos;

- Se armazenados, mudar periodicamente de lugar materiais de construção, evitando os abrigos. Proteja-se com luvas grossas (raspa de couro ou vaqueta) para realizar este trabalho;

- Varrer constantemente a área ao redor do domicílio, retirando folhas secas, gravetos e outros objetos que possam servir de abrigo;

- Manter jardins e gramados aparados e bem cuidados;

- Manter afastados da casa os ramos de árvores, arbustos e trepadeiras pois eles podem ser pontos para os escorpiões entrarem no domicílio;

- Vedar fossas sépticas para passar a passagem de baratas e escorpiões.

- Limpar periodicamente ralos de banheiro, cozinha, lavanderia e caixas de gordura.;

- Usar telas nas aberturas dos ralos para evitar a passagem dos escorpiões e baratas;

- Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou tiras de borracha;

- Calafetar vãos ou frestas nas paredes, teto, chão, rodapés, portas;

- Manter todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados;

- Nunca jogar lixo em terrenos baldios.

Importante: o uso de inseticidas ou produtos químicos com finalidade de exterminar o escorpião não é recomendado pela sua baixa efetividade e alto risco de contaminação, além de fazer com que eles saiam dos abrigos, aumentando o risco de acidentes.

Em caso de acidente com picada de escorpiões, procure imediatamente o Pronto-Socorro do Hospital Dona Balbina.

A equipe de endemias tem intensificado a busca e captura de escorpiões, visitas de rotina de arboviroses (dengue) e realizado atendimento das notificações durante o horário comercial e em horários alternativos, após as 17h, e aos sábados, das 8h às 13h (exceto em dias com previsão de chuvas).

O agente estará devidamente identificado ao apresentar-se ao responsável pelo imóvel.

Receba bem o agente. Ele fará as vistorias e orientações sobre as medidas preventivas, bem como esclarecer dúvidas da população durante a visita.

Durante o período de 22 a 25 de novembro foram coletados 65 escorpiões nas vistorias aos imóveis e terrenos baldios dos bairros Jardim Aníbal e Vila Sybilla. Nas áreas de vegetação e terrenos baldios, verificou-se a presença de muito entulho descartado de forma irregular e muito lixo doméstico, servindo de alimentação para baratas que, por sua vez, servem de alimento para os escorpiões, aumentando assim a quantidade desses no ambiente e também adentrando nas residências.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Domuss
Domuss
SubWay e Dona Gula 2
SubWay e Dona Gula 2
Loja do Bras
Loja do Bras
Millenium Beer 3
Millenium Beer 3
Bem me Querr
Bem me Querr
Hamburgueria Ferrero logo
Hamburgueria Ferrero logo
Tereza Marmitaria 2
Tereza Marmitaria 2