Controle de Vetores faz alerta sobre cuidados no Dia de Finados: veja horários

A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira informa que, em virtude do feriado do Dia de Finados, período em que ocorrem as homenagens aos entes queridos falecidos, e com o aumento do número de vasos e flores nos cemitérios da cidade, alguns cuidados essenciais que colaboram com as medidas de segurança e preventivas evitando a proliferação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

- Vasos com flores naturais ou artificiais, fixos ou removíveis: fazer furos no fundo ou na lateral próxima à base dos vasos para escoamento de água e/ou colocar areia grossa até a borda dos vasos;

- Vasos com flores naturais ou artificiais com embalagens plásticas ou papel celofane em seu entorno: Retirar as embalagens para que água da chuva não fique armazenada nas dobras do plástico;

- Floreiras com plantas naturais, tipo espadinha de São Jorge, bromélias, copo-de-leite, ou outros, que acumulem água em seu interior: Essas plantas armazenam água da chuva e deve ser evitado o plantio dessas plantas em local aberto, expostas ao tempo.

Verificar também a saída de escoamento de água da floreira, desobstruindo-a caso esteja entupida por raízes e terra das plantas.

Esses criadouros são comuns para o mosquito Aedes aegypti depositar seus ovos. Os ovos são depositados nas paredes do criadouro, bem próximo à superfície da água, porém não diretamente sobre o líquido.

Daí a importância de manter os vasos sem acúmulo de água e sem as embalagens plásticas externas, pois a partir da postura dos ovos, são necessários em torno de 7 a 10 dias para que o nascimento de novos mosquitos ocorra. Após eclodirem, o mosquito é capaz de voar em um raio de até 100 metros de distância e pode sobreviver até 30 dias.

Cemitérios

A Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria, por sua vez, informa que os cemitérios municipais vão funcionar nos seguintes horários durante o fim de semana prolongado:

- Sexta, sábado e domingo: das 7h às 17h.

- Segunda e terça-feira: das 6h às 19h.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos