Coordenador do Museu de Porto Ferreira é reeleito representante regional do Sisem-SP
Renan Arnoni discursa no 6º EPM

Durante os dias 2, 3 e 4 de junho ocorreu o 6º Encontro Paulista de Museus (EPM), em São Paulo. Trata-se do maior evento do setor museal paulista que, neste ano, reuniu mais de mil profissionais da área cultural.

Com o tema “Ressignificação dos Museus”, palestraram no evento Marcelo Mattos Araújo (secretário de Cultura do Estado de São Paulo), Renata Motta (coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Material), David Flemming (diretor do National Museums Liverpool), Georgina Young (Museum of London), entre outros convidados.

O coordenador do Museu Histórico e Pedagógico Professor Flávio da Silva Oliveira, Renan Arnoni, e Nilo de Almeida (agente cultural de Santo André) também conferenciaram durante o evento, em nome dos representantes regionais do Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Segundo Renan Arnoni, o setor museológico paulista está sendo legalmente estruturado, influenciado pelo Estatuto dos Museus (lei nº 11.904/2009), na elaboração da Política Estadual de Museus, cujo texto-base foi validado durante o 6º EPM. A mensagem é clara: os museus que desejam crescer e se fortalecer devem se adequar às leis.

No 6º EPM foi realizada a eleição para os representantes regionais das 16 regiões administrativas do Estado de São Paulo. Renan Arnoni foi reeleito representante regional da RA Central, que abriga 26 municípios da região, tendo como representante regional adjunta Virgínia De Gobbi (Araraquara), e as suplentes Luanna Vieira da Silva (São Carlos) e Larissa Gomes (Matão). Mais informações podem ser adquiridas pelos sites: www.encontropaulistademuseus.org.br; www.sisemsp.org.br.