Diocese de Limeira suspende missas e incentiva transmissão de celebrações
Bispo Dom José Roberto Fortes Palau assinou decreto com medidas de prevenção à covid-19 — Foto: Reprodução Facebook/Diocese de Limeira

A Diocese de Limeira (SP) publicou um decreto, nesta quinta-feira (19), no qual suspende as missas diárias públicas e dispensa os fiéis do preceito dominical. A entidade sugere que grupos de risco devem rezar em suas casas e acompanhar a missa através dos meios de comunicação até que a pandemia de coronavírus (covid-19) seja superada.

O bispo diocesano Dom José Roberto Fortes Palau também sugeriu que líderes religiosos celebrem missa em privado, diariamente, e rezem pelos enfermos e falecidos de suas comunidades.

Foi suspensa, ainda, a comunhão aos idosos e enfermos até segunda ordem; encontros de catequeses e demais atividades paroquiais e diocesanas (Reuniões, formações, retiros, encontros de noivos, pais, padrinhos, eventos sociais, etc) até segunda ordem; o mutirão de confissões; e todas as atividades públicas da Semana Santa.

A missa dos Santos Óleos será celebrada na Categral Nossa Senhora das Dores, na Quinta-feira Santa, mas sem a presença de clérigos e fiéis.

"Os párocos e administradores paroquiais dialoguem com os interessados sobre a possibilidade de transferir, sem grave prejuízo, as celebrações públicas de batizado e matrimônio, sendo cada caso tratado singularmente e com consenso das partes", finaliza o bipo no documento.