Emef Noraide Mariano recebe o Projeto Cinema no Bairro nesta quarta-feira
“Metrópolis”, clássico da ficção científica de Fritz Lang.

Nesta quarta-feira (29/01) acontece a primeira edição de 2020 do Cinema no Bairro, projeto da Secretaria de Cultura de Porto Ferreira que mensalmente leva clássicos da sétima arte a diversos pontos da cidade.

Desta vez, será exibido o clássico da ficção científica “Metrópolis”, de Fritz Lang. A sessão acontecerá às 19h30, no refeitório da escola, e a entrada é aberta a todos.

“Metrópolis” foi lançado em 1927, dirigido pelo cineasta austríaco Fritz Lang. Foi, na época, a mais cara produção até então filmada na Europa, e é considerado, por especialistas, um dos grandes expoentes do expressionismo alemão.

Também foi uma obra-prima à frente do seu tempo, já que pode se dizer que continua atual. Na época, foi considerado um tanto controverso, fazendo com que sua bilheteria fosse um desastre. O roteiro, baseado em romance de Thea von Harbou, foi escrito por ela em parceria com Lang.

Em 2008, foram reencontrados, na Argentina, 30 minutos de metragem deste clássico. Tal parte foi restaurada e acrescentada à versão conhecida. Na Berlinale 2010, o filme teve, 83 anos depois, a sua segunda estreia mundial.