Ferreirense desenvolve conteúdo inovador para ajudar vestibulandos durante a pandemia
Lucas Sanderson, 20 - ferreirense vestibulando

Você já imaginou se divertir enquanto relembra os principais tópicos do Renascimento europeu do século XV? O ferreirense e vestibulando Lucas Sanderson, 20, está aproveitando a maior disponibilidade de tempo que a pandemia ofereceu para intensificar seus estudos e ainda produzir pequenos áudios remixados com dicas para os vestibulares sobre diversos conteúdos das Ciências Humanas, Exatas e Naturais.

As melodias são conhecidas como Traps, um subgênero do Rap que combina, em estilo instrumental, diferentes ritmos e sons, se utilizando de sintetizadores e programas que ajustam a cadência do áudio. Lucas conta que a iniciativa surgiu pelo fato de sempre procurar pensar em coisas criativas e por seu apreço ao Rap. “Como sou vestibulando e gosto bastante das músicas do gênero, pensei em aliar as duas coisas que vivencio: tanto a música, quanto os estudos”, comenta.

Para o professor e historiador Vinicius Carlos da Silva, a iniciativa é válida, uma vez que, o processo de aprendizagem necessita de criatividade. “A aprendizagem é um processo totalmente dinâmico, cada geração, cada grupo de pessoas, cada indivíduo tem uma forma e dinâmica de aprender, então é importante que os conteúdos do ensino e aprendizagem, as maneiras que você transmite o conhecimento, as funções do conhecimento, tenham uma correlação com esses indivíduos e a sociedade”, explica.

Segundo Sanderson, o projeto, que tem como objetivo “espalhar conhecimento para estudantes por meio da música”, nasceu principalmente devido ao momento de reflexão que o isolamento e distanciamento social, impostos pela pandemia, proporcionaram. Ele destaca ainda que a proximidade com a família favoreceu seu emocional e considera isso um dos “pontos essenciais para que um vestibulando obtenha bons resultados”.

Lucas destaca que os conteúdos que desenvolve não substituem o processo de aprendizagem, que demanda esforços contínuos entre os alunos e os professores, mas acredita que o projeto possa auxiliar os estudantes relembrando de maneira descontraída e divertida conceitos que podem ser úteis para a resolução de questões e exercícios.

O professor Vinícius concorda com ele ao afirmar que “o humor pode ser uma ferramenta muito importante para se estabelecer paralelos, então piadas de conteúdos críticos como a história, que possam soar boba, infantil ou estabeleça um paralelo linguístico, você tem uma gama, tanto de aprendizado, quanto de conteúdo crítico, fazendo com que o jovem, o educando, consiga estabelecer uma relação e justamente por esse motivo, aprender”.

O conteúdo produzido por ele está disponível em seu canal no Youtube e também em outras plataformas digitais, como o Spotify e a Amazon music.

Canal no YouTube: Sandersonzinho Producões
Amazon music: Traps de Estudo by Sandersonzinho on Amazon Music Unlimited
Spotify: https://open.spotify.com/album/