Fevereiro já registra 17 casos de dengue e 15 suspeitas aguardam resultados de exames

Em nova atualização feita nesta terça-feira (23/02) pela Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira, o município já conta com 17 casos confirmados de dengue no mês de fevereiro, contra apenas um registrado em janeiro. O órgão ainda aguarda os resultados de exames para 15 casos suspeitos.

Conforme noticiado na semana passada, a maioria dos casos está localizada no centro da cidade e é autóctone, ou seja, contraída no próprio município.

As equipes de endemias continuam fazendo as vistorias e eliminação de criadouros existentes com água e larvas para contenção da transmissão da doença. A participação efetiva da população na eliminação dos criadouros em seus imóveis também é essencial para diminuir a contaminação de novos mosquitos e, consequentemente, da população residente nesta área e de trabalhadores residentes em outros bairros que permanecem a maior parte do tempo no centro da cidade, em seu local de trabalho.

Devido às restrições de vistoria em imóveis com pacientes positivos e suspeitos de covid-19 que estão em isolamento domiciliar, o Controle de Vetores alerta aos cidadãos que se atentem aos possíveis criadouros em suas residências e os elimine.

Dengue e covid-19 são doenças distintas e transmitidas de formas diferentes, podendo ocorrer contágio das duas doenças ao mesmo tempo. Tendo em vista que as duas doenças são extremamente graves, é essencial que cada um faça a sua parte e tome as medidas preventivas, enquanto e equipe do Controle de Vetores trabalha com as medidas de contenção neste momento.

A responsabilidade da população em manter seu imóvel limpo, sem criadouros de mosquitos, realizar o descarte de lixo de forma correta, não jogando em terrenos baldios e áreas públicas é dever de cada um, além de contribuir para um ambiente saudável em toda a comunidade.