Guarda Civil Municipal de Porto Ferreira completa 21 anos de serviços prestados
GCM - Guarda Municipal de Porto Ferreira

Criada em 17 de agosto de 1999 por meio da lei complementar nº 24 e iniciando seus trabalhos efetivamente dia 21 de dezembro do mesmo ano, a Guarda Civil Municipal de Porto Ferreira é uma instituição essencialmente voltada a servir a população.

Os primeiros profissionais que formaram a GCM já eram conhecedores das peculiaridades do município e sabiam dos anseios da população. Dessa forma, a nova organização foi rapidamente integrada à cidade, passando a atuar em complementação às atividades desenvolvidas pelas outras forças de segurança.

Ao longo do tempo os integrantes da GCM participaram de diversos cursos e treinamentos, trazendo importantes conhecimentos que foram agregados à cultura organizacional, inclusive em relação aos princípios e valores, como a disciplina e a hierarquia.

Em 2017, tendo como base a lei federal nº 13.222/2014, foi aprovada a lei complementar nº 179, modificada pela 226, que trouxe definições mais específicas à atuação da GCM de Porto Ferreira, notadamente pela identificação dos seus princípios básicos: a proteção dos direitos humanos fundamentais, a preservação da vida, o compromisso com a evolução social da comunidade e o respeito ao Estado Democrático de Direito.

Em 2019, foi criada a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana no município de Porto Ferreira, com o intuito de fortalecer as políticas públicas voltadas à segurança e prevenção a ocorrência de delitos, inclusive com uso de sistemas de videomonitoramento.

Dentre as estratégias aplicadas para garantia da paz social, a GCM desenvolve um profícuo trabalho voltado ao policiamento comunitário, mantendo contato com lideranças de bairro, identificando problemas que possam interferir na percepção de segurança (falta de iluminação, imóveis abandonados etc), buscando saná-los junto aos órgãos competentes.

Hoje, a instituição conta com o efetivo de 31 guardas civis municipais, 5 viaturas quatro rodas e duas motocicletas. Atualmente, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana é o coronel PM Márcio Rogério Simplício e à frente da Guarda Civil Municipal está o comandante Adilson Santos de Sousa.