Lugares históricos de Porto Ferreira recebem visitas de estudantes universitários
Estudantes universitários em visita ao Museu Histórico e Pedagógico
Professor Flávio da Silva Oliveira - Porto Ferreira

No último sábado (21/11) alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicep de Porto Ferreira realizaram uma atividade prática da disciplina “Patrimônio Histórico”, sob a orientação da docente e coordenadora do curso, professora-doutora Monica Frandi Ferreira.

A visita também foi acompanhada de perto pelo historiador e chefe de Seção de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural, atual responsável pelo Museu Municipal, Vinicius Carlos da Silva, e Hugo Brito, chefe da Divisão de Administração e Controle Financeiro da Secretaria da Educação.

O exercício consistiu na visita a alguns prédios de valor histórico e cultural do município: a escola Sud Mennucci, o Museu Histórico e Pedagógico Professor Flávio da Silva Oliveira, o Anfiteatro Isaltino Casemiro e a antiga Estação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Os alunos puderam conhecer um pouco a história dos edifícios e fazer levantamentos sobre a arquitetura dos locais, buscando comparar teoria à prática, ao analisar prédios do município. O principal intuito do exercício foi discutir propostas para elaboração de inventário dos patrimônios edificados.

“A visita foi bastante proveitosa e leve. Deixamos a professora Monica conduzir os seus alunos de maneira que os mesmos pudessem perceber como questões teóricas são aplicadas na prática. Os visitantes puderam compreender criticamente um pouco mais sobre a história dos aparelhos, seu atual estado de conservação e projetar intervenções futuras, a fim de sanar os atuais problemas encontrados”, disse Vinicius.

Segundo a coordenadora, “por meio da visita in loco a alguns dos prédios históricos do município os alunos puderam conhecer parte da história dos edifícios, ao mesmo tempo em que realizam levantamentos sobre a arquitetura do local e apontam problemas e possíveis soluções para melhoria das estruturas físicas dos locais. Esse tipo de atividade prática é rotina nos cursos da Unicep e aproxima os alunos das experiências reais que deverão desempenhar quando formados”.