Mais 5 casos de dengue foram confirmados em Porto Ferreira na última semana

A Seção de Controle de Vetores, vinculada à Secretaria de Saúde do município de Porto Ferreira, vêm a público informar que as visitas domiciliares da equipe de agentes de controle de endemias estão mantidas durante o período de isolamento social frente ao coronavírus. São realizadas as vistorias de casa em casa, remoção de recipientes e orientações à população.

Por tratar-se de serviço essencial e visando a manutenção das ações de prevenção à dengue e demais arboviroses, a equipe está atuando prioritariamente nos bairros com casos positivos e suspeitos de dengue. Na última semana foram confirmados 5 novos casos e, assim, o número de pacientes que testaram positivo este ano soma 47.

O número total de notificações no ano é de 158, até o momento, sendo que 80 deram resultado negativo. Ainda restam 31 suspeitas aguardando resultados de exames, nas quais as equipes atuarão com controle de criadouros.

Com a atualização dos casos, a equipe trabalha durante a semana de 6 a 9 de abril em controle de criadouros nos bairros Jardim Primavera, com dois casos positivos de dengue, e Jardim Águas Claras, também com dois casos. Esses resultados foram recebidos no início da semana e imediatamente foram iniciadas as medidas de contenção das transmissões.

Vale lembrar à população que é importante que o morador receba o agente para a vistoria do imóvel e colabore para a eliminação dos criadouros existentes. Após a vistoria de todos os imóveis da área delimitada e a remoção dos criadouros, haverá a programação das ações de nebulização para eliminação dos mosquitos adultos.

Todos os agentes estão devidamente uniformizados, com camiseta branca, colete e boné verdes e bolsa a tiracolo verde com a identificação do Controle de Vetores e da Prefeitura de Porto Ferreira. Como medida preventiva, os agentes também utilizam máscaras para proteção pessoal e dos moradores conforme orientações e cuidados sobre coronavírus.

É muito importante que a população ajude no combate à dengue neste momento da pandemia do novo coronavírus, evitando sobrecarregar o sistema público de Saúde nos atendimentos de doentes em unidades de saúde e hospital.

O paciente com suspeita ou com caso confirmado de dengue deve permanecer em repouso em sua residência, usar repelente e evitar deslocar-se para outros bairros do município, evitando disseminar a doença para um número maior de pessoas, caso seja picado pelo mosquito Aedes aegypti.

Orientações para vistoria em sua residência:

• Tampar bem a caixa de água;
• Descartar o lixo de forma correta;
• Limpar ralos pluviais, as calhas e canaletas;
• Limpar as piscinas e mantê-las cloradas;
• Colocar areia nos pratos de plantas;
• Recolher brinquedos do quintal;
• Lavar e escovar diariamente as vasilhas dos animais;
• Recolher qualquer objeto que possa acumular água parada;
• Limpar a bandeja externa de geladeiras e ar condicionado;
• Tampar ralos e vasos sanitários de banheiros que não são utilizados frequentemente.