Nota de Esclarecimento: Museu Histórico e Pedagógico
Museu Histórico e Pedagógico Prof. Flávio da Silva Oliveira
Porto Ferreira, SP

Devido a questionamentos e comentários sobre o suposto fechamento do Museu Histórico de Pedagógico Professor Flávio da Silva Oliveira, viemos informar que este equipamento está aberto e nunca foi fechado. Em virtude de seu remodelamento estrutural e manutenção do acervo, a exposição permanente do Museu encontra-se temporariamente indisponível à visitação, a fim de garantir a segurança e preservação do acervo histórico do município. A atual administração do Museu tem trabalhado com afinco para regularizar o aparelho junto ao Sisem (Sistema Estadual de Museus), algo inédito na história do órgão, por meio de uma série de procedimentos burocráticos naturais ao serviço público.

O fechamento temporário de exposição permanente é um procedimento muito comum em grandes museus e instituições do Brasil e do mundo. Isto porque o local deve receber manutenção necessária e os objetos do acervo precisam de cuidados para sua preservação.

Estima-se que essa regularização se dará a partir de 120 dias a contar da presente data.

Portanto, o Museu municipal não está fechado, vem realizando várias atividades e exposições itinerantes em seu espaço e atendimento para os cidadãos interessados em realizar pesquisas no acervo.

Por fim, a mesma gostaria de deixar claro que têm realizado enormes esforços para melhorar o espaço físico e histórico-cultural do Museu e, em breve, todas as atividades serão regularizadas, o que nos encherá de júbilo.

A Secretaria de Cultura e o Museu Municipal estão à disposição para esclarecimento de eventuais dúvidas e maiores informações.

Vinicius Carlos da Silva

Chefe de Seção de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural

Régis Radael Berretta

Secretário de Cultura