Parceria com a Cargill oferece formação para professores e merendeiras da rede municipal de ensino
Flagrantes da formação e implantação de hortas em escolas do município de Porto Ferreira através da Fundação Cargill

Nesta semana, nos dias 2 e 3, foi realizada a formação para professores da rede municipal e merendeiras, oferecidas pela empresa Cargill. Tais formações fazem parte do Programa “De Grão em Grão” que foi implantado em Porto Ferreira em 2013, tendo como principal objetivo transmitir conceitos sobre agricultura familiar e alimento seguro. O curso aborda, de maneira pedagógica, conceitos que vão desde aspectos de higienização de alimentos até a pós-colheita de legumes e verduras cultivados em hortas.

A diretora do Departamento de Educação, Maria Regina Nery, fez-se mais uma vez presente e lamentou o final da parceria este ano, mas salientou todos os pontos positivos que promoveu ao longo dos anos, incluindo seus próprios hábitos alimentares.

A prefeita Renata Braga fez questão de comparecer para agradecer aos professores e merendeiras por participarem da formação fora do horário de trabalho e a empresa Cargill pela parceria com a educação de nosso município.

Kátia Reis, a responsável pela Fundação Cargill, iniciou com uma breve explicação do programa e apresentou as iniciativas e ações realizadas em parcerias com as escolas do município. Em seguida, a pedagoga Kátia Gonzáles apresentou o material que compõe o kit que será distribuído para as unidades escolares participantes e realizou algumas das atividades com o intuito de demonstrar a praticidade e riqueza dos conteúdos das apostilas que serão oferecidas.

“De Grão em Grão” em Porto Ferreira

A Fundação Cargill implantou hortas em sete escolas do município para que os alunos pudessem aprender na prática os conceitos transmitidos em sala de aula. A Fundação Cargill oferece tudo o que é necessário para a criação de uma horta – como terra, sementes, ferramentas, etc. – e os produtos colhidos são usados na merenda escolar, enriquecendo-a nutricionalmente.