Porto Ferreira participa do 1º Encontro Nacional de Alimentação Escolar
Evento sobre alimentação escolar em São Carlos

No último dia 15 Porto Ferreira esteve representada no 1º Encontro Nacional e 6º Encontro Estadual de Alimentação Escolar, por intermédio de servidores do Departamento de Educação, da Seção de Controle de Contratos e Convênios da Prefeitura e de membros do conselho municipal. O evento foi promovido pelo Conselho Estadual de Alimentação Escolar (Ceae-SP), e aconteceu na cidade de São Carlos.

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE), de Porto Ferreira, formado por representantes do Poder Público e da sociedade civil, acompanha e fiscaliza toda a merenda que é distribuída na rede pública, desde a entrega dos alimentos nas escolas, até o fornecimento da merenda para os alunos. Também analisa e emite parecer sobre a aplicação dos recursos vindos do Governo Federal.

Todo o trabalho desenvolvido é acompanhado de perto por uma nutricionista do Departamento de Educação, que garante alimentação balanceada e nutritiva aos estudantes. “O Conselho de Alimentação Escolar tem nos ajudado a garantir um cardápio mais saudável a todos os alunos. Tão importante quanto a educação oferecida é proporcionar alimentação de qualidade”, comentou a prefeita Renata Braga.

O encontro é uma importante oportunidade para que os membros do Conselho do Município possam se atualizar e trocar experiências relacionadas à fiscalização da correta aplicação dos recursos enviados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que deve ser utilizado, exclusivamente, na merenda escolar.

Durante o evento foram abordados temas relacionados à importância da alimentação nos primeiros anos de vida, tendo como palestrantes nutricionistas e pediatras; aos órgãos de apoio e fiscalização, com a presença de agentes de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e representantes do Ministério Público de São Paulo; orientações práticas quanto à licitação e prestação de contas, com palestra da Corregedoria Administrativa do Estado de São Paulo.

Outro tema abordado foi o desafio da agricultura familiar, com orientações do Ministério do Desenvolvimento Social e do Sebrae-SP. O encontro, que reuniu milhares de pessoas de todo o Brasil, foi encerrado com a palestra do Dr. Bactéria, famoso por suas participações em programas de TV, sobre a correta higienização de alimentos.