Secretaria de Saúde divulga Protocolo de Tratamento Precoce Covid-19
Protocolo de Tratamento Precoce - Covid-19

A Secretaria de Saúde de Porto Ferreira preparou um protocolo de tratamento precoce de covid-19, levando em conta pareceres dos médicos participantes do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do município e um informe da Sociedade Brasileira de Infectologia sobre o assunto.

Desta forma, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar os medicamentos para uso na síndrome gripal e também na covid-19 em sua fase inicial, cuja dispensação se dará na Farmácia Municipal aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mediante prescrição médica e a critério médico.

Os medicamentos são:

• Prednisona (comprimido 20 mg)

• Azitromicina (comprimido 500 mg)

• Ivermectina (comprimido 6 mg)

• Dipirona Sódica (comprimido 500 mg)

• Salbutamol Xarope (fr)

“Nos últimos dias, muito tem se divulgado nas redes sociais a respeito do uso de medicamentos para a covid-19. Várias destas divulgações que circulam nas mídias sociais são inadequadas, sem evidência científica e desinformam o público. Desta maneira, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) vem a público fazer esclarecimentos sobre os diferentes tratamentos farmacológicos já avaliados até a presente data ou em pesquisa clínica, citando as principais referências bibliográficas e atualizando os diversos informes já publicados ao longo desta pandemia”, diz o informe da SBI, cujo completo teor pode ser acessado no link: https://www.portoferreira.sp.gov.br/secretarias/saude/arquivos/novo-coronavirus-covid-19

Importante ressaltar que a prescrição de cuidados médicos e medicamentos necessários ao tratamento do paciente é atividade privativa do médico e, portanto, a seu livre critério. A anuência do paciente é parte integrante do processo de tratamento.