Semifinalistas do EPTV na Escola visitam emissora em São Carlos

A EPTV divulgou em setembro (16/09) a lista dos semifinalistas do projeto EPTV na Escola – 2019, que está em sua 21ª edição e traz como tema de redação “Quando a mentira parece verdade” que propõe uma reflexão sobre como e por que são produzidas as “Fake News” e como elas se propagam rapidamente, principalmente através das “Mídias Sociais”. O que podemos fazer e aprender para identificarmos “notícias falsas” e não colaborar na propagação de “inverdades”.

O EPTV na Escola envolve, todos os anos, cerca de 90 mil estudantes do último ano do ensino fundamental. O objetivo é promover a interatividade entre os alunos e um veículo de comunicação, permitir que os participantes conheçam o processo de produção de um telejornal, e que utilizem a programação da EPTV como recurso educacional. Além disso, o foco é desenvolver a integração entre as escolas e, através da escolha do tema da redação, propiciar aos alunos o contato com a pesquisa e a aquisição de conhecimento.

Visita

No dia 08 de outubro os 30 alunos de Porto Ferreira que foram classificados como finalistas do município dentro do projeto EPTV na Escola realizaram uma visita aos estúdios da EPTV, à empresa Faber Castell, ao Shopping Iguatemi e ao Sesc, no município de São Carlos.

Confira os 4 finalistas do nosso município:

Aluna: Ana Laura Astolfo Heidorn

Escola: Colégio Cooperativo - COEFE

Professora: Juliana Cássia Vieira

Título da Redação: Eu sou a mentira
 

Aluno: Gustavo Luiz Marangoni

Escola: EMEFM Mário Borelli Thomaz

Professora: Alessandra Cruz Froner Lacerda

Título da Redação: Rap Fake News – Consequências e como evitar
 

Aluna: Nicole Sofia Servilha

Escola: EMEFEM Mário Borelli Thomaz

Professora: Pâmela Pereira

Título da Redação: O perigo na ponta dos dedos
 

Aluno: Ricardo Fernandes Antonini

Escola: EE Dr. Djalma Forjaz

Professora: Edna de Souza Moura Avis

Título da Redação: Fake News o vírus digital