Startup Ferreirense, em parceria com a prefeitura, lança o Shopping Virtual da Cerâmica Artística e Decoração
Lucas Pizetta, Ricardo Patroni e Vinicius Tavares
Empreendedores da BRdi Desenvolvimento Procotooperativo

Em comemoração ao Dia do Ceramista e com a presença de mais de 120 empresários do setor, na última quarta-feira (28/05) foi lançado oficialmente o Shopping Virtual da Cerâmica Artística e da Decoração, denominado Capital Decor.

O projeto foi idealizado pela startup BRdi Desenvolvimento Protocooperativo, em parceria com a Prefeitura de Porto Ferreira, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Sindicato das Indústrias de Produtos Cerâmicos de Louça, de Pó, de Pedra, Porcelana e da Louça de Barro de Porto Ferreira (Sindicer).

A cerimônia de lançamento aconteceu no espaço Villa Hall, na Vila Maria, e contou com as presenças do prefeito Rômulo Rippa, do vice-prefeito Dr. Saldanha Leivas Cougo, da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Maria Lucia Baltieri e toda equipe deste setor. Também presentes o presidente do Sindicer, Luiz Gustavo Burian; da Associação Comercial e Empresarial de Porto Ferreira, Leandro Gentina; do gerente regional do Sebrae, Elton Yokomizo; do agente do Sebrae Luís Adriano Alves Pinto; e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo foi representada pela subsecretária de Produtividade e Desenvolvimento Sustentável, Karina Bugarin, pela diretora de Produtividade, Juliana Santana, e pela responsável pela Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), Beatriz Freitas.

O prefeito Rômulo Rippa destacou em sua fala os diversos avanços que o município conheceu desde 2017 no setor de desenvolvimento econômico e, principalmente, no ramo da cerâmica artística e decoração. Neste período, o município foi reconhecido como a Capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração, tornou-se Arranjo Produtivo Local (APL) do setor, recebeu o título de Município de Interesse Turístico (MIT), criou o Comitê da Cerâmica Artística e da Decoração, organizou os empresários do setor gastronômico, protocolou o Projeto de Indicação Geográfica, na modalidade de Indicação de Procedência da Cerâmica de Porto Ferreira, na Sede do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi-RJ), e, por fim, recebeu o 1º lugar estadual no Prêmio Mário Covas Prefeito Empreendedor, do Sebrae, na categoria Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios.

Rômulo Rippa reforçou também que todos esses avanços foram possíveis graças ao trabalho em equipe do governo e também pela parceria com os atores diretamente ligados à atividade econômica da cidade, como o Sindicer, a ACEPF, além de órgãos como o Sebrae e Senac. E que este novo projeto do canal virtual de negócios necessita desta união de esforços para se consolidar.

Após a fala do prefeito, os empreendedores da BRdi Desenvolvimento Procotooperativo, Ricardo Patroni, Vinicius Tavares e Lucas Pizetta, fizeram uma apresentação de todo o projeto da Capital Decor.

Trata-se do primeiro canal online de vendas compartilhadas do País, destinado a expansão de mercados de uma localidade, uma importante ferramenta de desenvolvimento cujo foco principal é a produção de cerâmica artística e decoração do município.

Todas as 230 lojas e 70 indústrias do Circuito da Capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração poderão comercializar seus produtos em atacado e varejo por meio do site www.capitaldecor.com.br, sendo que os consumidores finais realizarão apenas um pagamento, recebendo seus produtos em sua casa.

Depois da apresentação, usaram a palavra o presidente do Sindicer, Luiz Gustavo Burian, o gerente do Sebrae, Elton Yokomizo, e a subsecretária estadual de Produtividade e Desenvolvimento Sustentável, Karina Bugarin. Também foi exibido um vídeo gravado pelo diretor administrativo e financeiro do Sebrae São Paulo, Guilherme Campos, quando visitou o município na semana passada.