USF Arlindo Vicente, no Jardim Paschoal Salzano, tem obras de revitalização entregues

O prefeito Rômulo Rippa entregou na tarde de quarta-feira (08/05) as obras de revitalização da Unidade de Saúde da Família (USF) Arlindo Vicente, no Jardim Paschoal Salzano.

A cerimônia de entrega das obras contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador José Gustavo Braga Coluci (PTB), e do vereador Francisco Donizetti Pereira, o Kiko Mecânico (MDB), autor de emenda ao orçamento municipal que permitiu a revitalização do espaço. Ainda presentes a secretária de Saúde, Vera Lucia Visolli, demais secretários municipais, servidores, moradores do bairro e familiares do homenageado Arlindo Vicente.

Foram investidos R$ 100 mil na manutenção predial, por meio de reparos no telhado, na alvenaria e na pintura, além da aquisição de novos móveis.

Em seu discurso, o prefeito Rômulo Rippa falou sobre as emendas impositivas que são apresentadas pelos vereadores e beneficiam a cidade. Lembrou que “democratizou” o instituto, ao definir parcelas iguais a todos os parlamentares, que por sua vez indicam a melhor aplicação dos recursos. “Hoje as emendas não ficam apenas nas mãos de alguns”, disse.

O prefeito também citou investimentos na Saúde e anunciou contratação de mais funcionários. “Já estamos vendo a contratação de mais um médico pediatra e mais equipes. Pretendemos também retomar no Centro Odontológico o funcionamento noturno, assim como fizemos com o programa UBS Noturna”, explicou.

Falou ainda da importância da prevenção na área da Saúde. “Governo bom tem de se preocupar em não deixar a população ficar doente. Por isso é fundamental o trabalho que realizamos por intermédio dos agentes comunitários de Saúde”, afirmou.

Saindo da área da Saúde, Rômulo Rippa anunciou que conseguiu fechar um acordo com a empresa que explora o estacionamento rotativo (zona azul) para que o tempo de tolerância, a partir de segunda-feira (13/05), passe dos atuais 5 minutos para 10 minutos. Este foi um pedido do presidente da Câmara, Gustavo Braga Coluci, subscrito por todos os vereadores na última sessão do Legislativo.

Arlindo Vicente

A unidade leva o nome de uma pessoa que foi muito querida em Porto Ferreira. Arlindo Vicente, o “Arlindo da Farmácia”, nasceu em 12 de agosto de 1922, na cidade de Bebedouro (SP). Era filho de José de Vicente e Santa Topholi.

Bem cedo, aprendeu com os pais e irmãos mais velhos a trabalhar na terra para tirar o sustento da família. Ainda criança, mudou-se com a família para a Fazenda Rio Corrente, em Porto Ferreira. Depois, foram morar na propriedade da família Perondi, no Alto do Serra D’água. Continuando o trabalho na lavoura, mudaram-se para a Chácara da Cerâmica Porto Ferreira. Tempos depois, mudaram-se para o centro.

Estudou na escola da Fazenda Rio Corrente e depois no Grupo Escolar Sud Mennucci. Em São Paulo, estudou na Associação dos Oficiais de Farmácia, onde diplomou-se.

Em 28 de janeiro de 1950 casou-se com Elza Aparecida Macedo Vicente, com quem teve três filhos: Arlindo José Vicente, Ana Maria Vicente Cezário e Maria de Lourdes Vicente dos Santos.

Iniciou as suas atividades farmacêuticas antes de 1949, no Hospital Dona Balbina, auxiliando o Dr. Plínio de Góes Valeriani em cirurgias e leitos, juntamente com a sra. Alzira Scheffer.

Em 1949 foi registrado como farmacêutico na Farmácia Meirelles, a qual tinha como proprietário José Naif, que futuramente passou para Antônio Gallo, para quem Arlindo pôde completar os seus 35 anos de farmácia e 78 anos de vida.

Na época em que Porto Ferreira não possuía quase nenhuma farmácia, muitos batiam à porta do sr. Arlindo, de madrugada. Para ele, não havia feriado, nem final de semana, nada que o segurasse. Prontamente ele ia até a farmácia, atendendo a todas as necessidades.

Arlindo Vicente faleceu em 31 de abril de 2000, no Hospital Dona Balbina, deixando familiares, amigos e muita saudade.