Vigilância Sanitária realiza análise da água mensalmente pelo programa ProÁgua
Análise de água servida à população (foto ilustrativa)

Zelar pela qualidade da água que a população consome no seu dia a dia é uma importante atribuição conferida ao Sistema Único de Saúde (SUS). O Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (ProÁgua) é um programa estadual. As ações são desenvolvidas pelas equipes municipais de Vigilância Sanitária, ou órgão equivalente.

O ProÁgua tem por objetivo principal colaborar na promoção e proteção da saúde da população por meio da garantia da potabilidade da água. Com este propósito, o programa desenvolve ações contínuas para assegurar a qualidade dos sistemas e soluções alternativas de abastecimento, identificando e intervindo em situações de risco à saúde dos consumidores.

Isto implica em atuação integrada e abrangente no contexto da produção e consumo da água, englobando desde a gestão dos recursos hídricos até os impactos à saúde dos consumidores.

A Vigilância tem por finalidade coletar mensalmente amostras para a análise da água que está sendo tratada e distribuída para a população. Essa amostra é encaminhada ao laboratório Instituto Adolfo Lutz, em Ribeirão Preto, que realiza análise físico-químico e microbiologia alimentar, encaminhando a conclusão posteriormente à Vigilância Sanitária.

O resultado fica arquivado e à disposição de toda a população para conhecimento e esclarecimento de dúvidas. É importante ressaltar que essa fiscalização visa garantir a qualidade da água dos sistemas da Odebrecht até a chegada nas residências. Sendo assim, a qualidade da água a partir do cavalete existente na entrada da residência, manutenção do encanamento e higiene das caixas d’águas é de responsabilidade do morador.

Em caso de dúvidas ou reclamações entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone 3585-7257.