Virada Inclusiva trouxe exposições e atividades à Praça Central
Virada Inclusiva - Praça Central, Porto Ferreira (SP)

Na segunda-feira (03/12), das 9 às 15 horas, a praça Cornélio Procópio (central) recebeu o evento Virada Inclusiva, organizado pela Secretaria de Educação de Porto Ferreira, em parceria com outras Secretarias Municipais.

A Virada Inclusiva é uma atividade proposta pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e tem como objetivo dar maior visibilidade à presença da pessoa com deficiência na sociedade, por meio de manifestações de arte, cultura, esporte e lazer, além de comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro), criado pela Organização das Nações Unidas em 1992.

Em Porto Ferreira, o evento contou com uma extensa programação. Na parte da manhã houve apresentação da fanfarra da Apae de Santa Cruz das Palmeiras; Coral Apaexonado da Apae de Porto Ferreira; e apresentação de flauta pelos alunos do projeto Espaço Amigo.

À tarde outras atividades foram realizadas: “Relatos de vivência”, com a entrevistadora Kary Janaina Sales Borges e os atletas Márcia Terezinha Mestrello e Antônio Aparecido Lopes; apresentação de musical e ballet da Associação Nós Somos Capazes; Coral de Libras da Emef Sud Mennucci; e Canto Coral e Percussão do Projeto Guri.

Além das apresentações, o evento contou ainda com exposições fixas: artesanatos da Apae de Porto Ferreira; fotografia “Um Olhar Especial”, de Gabriela Pivesso Gomes; quadros “Vivências”, de Luís Fernando Pimenta; “Arteterapia” pelo Caps de Porto Ferreira; mural de Beatriz dos Santos Gonçalves, da Emef Professor José Gonso; práticas pedagógicas, por Alida Donizete Bezerra e Elizeu Souza de Oliveira, da EE Dr. Djalma Forjaz.