O número de quedas em janeiro também é o maior desde 2021 no município. Entre os motivos está a umidade vinda da Amazônia e do oceano Atlântico.
Pirassununga (SP) lidera em número de queda de raios em janeiro deste ano entre as 42 cidades da região de cobertura, segundo levantamento de Eletricidade Atmosférica.
O número também é o maior desde 2021. A quantidade grande se reflete em prejuízos com aparelhos eletrônicos e riscos de acidentes. (veja abaixo como prevenir).
Queda de raios em janeiro em Pirassununga:
Além do medo quando começa a chover forte, o aposentado Levino Lima também toma vários cuidados. “Tem que ficar quietinho dentro de casa. Eu desligo até os aparelhos da tomada, porque você não sabe onde o raio vai cair”, disse.
Ainda segundo o grupo Elat, 20% dos acidentes com raios acontecem dentro de casa e 80% em áreas abertas.
Nesse período do ano, o movimento em uma loja que conserta televisões cresce cerca de 15%. “A maior parte dos usuários deixa a TV desligada só no standby. Vai dormir, desliga pelo controle e é quando acontece esse problema”, disse o técnico em eletrônica Wanley Eduardo Lopes.
Quando o raio entra pela rede elétrica da casa, normalmente é danificada uma placa que funciona como a fonte da televisão.
Em algumas TVs é necessário trocar a placa inteira, mas muitas vezes queima apenas um dos componentes.
Já quando o raio entra pela antena costuma queimar a placa principal, aonde fica o processador que comanda várias funções da TV. Essa é mais difícil de arrumar e muitas vezes não compensa.
“Se você usa um filtro de linha, você desconecta ele da tomada ou desliga num interruptor. Você corta a corrente que vai para o aparelho. Se você não tem esse recurso, você tira a tomada da televisão e, se possível, desconecta a antena. Se fizer tudo isso, seguramente não vai perder nenhum aparelho de televisão”, destacou o técnico.
As concessionárias de energia elétrica tem políticas de ressarcimento em caso de aparelhos queimados por raios.
Fonte G1
Porto Ferreira - 30/04/2025Av. Assad Taiar Policiais Militares do Rádio Patrulhamento da cidade de Porto…
Hoje, quarta-feira (30/04), às 15h, aconteceu a conclusão do curso “Prepare e Venda Bolos e…
A expectativa é de que cerca de 647 mil veículos circulem pelo trecho concedido entre…
Na manhã de ontem(29), uma equipe realizava patrulhamento pelo bairro Jd. Anésia, quando em determinado…
Comunicamos, com pesar, o falecimento de Avelina Januário Souza Pinto, aos 91 anos, na cidade…