Doenças respiratórias e alergias são potencializadas diante de baixas temperaturas e do clima seco.
A chegada do inverno, marcado por baixas temperaturas e clima seco, potencializa doenças tipicamente respiratórias como sinusite, rinite e outras alergias.
Em entrevista à, Michelle Andreata, médica pneumologista da Saúde no Lar, explica que a redução da umidade no ar, especialmente durante as transições sazonais, pode agravar os sintomas dessas enfermidades.
O ar seco irrita as mucosas do trato respiratório, facilitando a entrada de alérgenos e agravando quadros de asma e bronquite, por exemplo”, afirma.
Segundo a profissional, a saúde respiratória é preservada em melhores condições quando a umidade relativa do ar fica entre 40% e 60%, com temperaturas amenas.
Além da ingestão de água para manter as mucosas hidratadas, a profissional garante que é possível manter uma rotina de cuidados que evitam os sintomas. Confira:
Já para aqueles que sofrem com rinite alérgica ao longo do ano, as recomendações incluem evitar exposição a alérgenos já conhecidos, como pólen, poeira e pelos de animais. “O uso de anti-histamínicos e corticoides nasais devem ser prescritos por um médico especialista”, alerta.
“Fazer lavagem nasal com solução salina para remover alérgenos também é importante, assim como manter o acompanhamento profissional”, finaliza.
Fonte CNN
Porto Ferreira - 30/04/2025Av. Assad Taiar Policiais Militares do Rádio Patrulhamento da cidade de Porto…
Hoje, quarta-feira (30/04), às 15h, aconteceu a conclusão do curso “Prepare e Venda Bolos e…
A expectativa é de que cerca de 647 mil veículos circulem pelo trecho concedido entre…
Na manhã de ontem(29), uma equipe realizava patrulhamento pelo bairro Jd. Anésia, quando em determinado…
Comunicamos, com pesar, o falecimento de Avelina Januário Souza Pinto, aos 91 anos, na cidade…