Procedimento foi realizado no sábado (3). Doação pode beneficiar até 30 pessoas.
A Santa Casa de São Carlos (SP) realizou, pela segunda vez em 2023, uma captação múltipla de órgãos. A cirurgia foi realizada no sábado (3), informou o hospital nesta segunda-feira (5).
O doador é um homem de 54 anos que teve morte cerebral, cuja família concordou com a doação, que pode beneficiar até 30 pessoas.
Uma equipe especializada do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP), para onde os órgãos foram levados, fez a captação dos rins, córneas e ossos do doador, com o auxílio dos profissionais da Santa Casa.
Essa é a segunda vez que uma cirurgia desse tipo é realiza na Santa Casa de São Carlos, em 2023. A primeira ocorreu no dia 4 de janeiro, quando foram captados os rins e o fígado de um homem de 64 anos.
Além disso, é a segunda vez, desde a criação do hospital na cidade, em que ossos são captados. De acordo com a enfermeira Camila Amaro, da Organização de Procura de Órgãos (OPO), o procedimento para captação desse órgão é o mesmo dos outros.
Segundo Camila, a legislação brasileira sobre doação e transplante de órgãos e tecidos é muito segura. O transplante é um procedimento de cura, que devolve a qualidade de vida aos pacientes.
Para ser um doador, é preciso que o paciente tenha o diagnóstico de morte cerebral e o consentimento da família.
Em 2023, 3,3, mil transplantes já foram realizados no Brasil. Mas, de acordo com o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde, mais de 39 mil pessoas aguardam um transplante de órgãos no país.
Fonte Santa Casa de São Carlos
Casa Oliveira Restaurante – comida por quilo e pratos individuais com sabor e qualidade que…
Comunicamos, com pesar, o falecimento da Sra. Valéria Paula M. de Souza, aos 49 anos,…
📺🗞️ ETV NO AR COM AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DA SEMANA! Nesta edição, você confere: a…
Comunicamos, com pesar, o falecimento da Sra. Marizilda Mariano (Zilda), aos 72 anos, na cidade…
Comunicamos, com pesar, o falecimento da Sra. Neide Ap. de Souza Duz, aos 74 anos,…