Notícias

Santa Casa é o 1º Hospital da região a usar o Shockwave para desobstrução de artéria

Procedimento de litotripsia intravascular foi realizado para tratar uma lesão de calcificação em uma artéria do coração de um paciente de 82 anos.

A Santa Casa de São Carlos foi o primeiro hospital da região a utilizar o Shockwave para desobstrução de artérias coronárias. A tecnologia ultramoderna chegou ao Brasil há poucos meses e tem como finalidade restabelecer o fluxo sanguíneo de vasos obstruídos sem a necessidade de cirurgias mais complexas.

O cardiologista do hospital, Dr. Sergio Berti, contou que a técnica nova foi realizada neste mês de março em um homem, de 82 anos, que já havia sido submetido a uma cirurgia de ponte de safena no coração.

Ele estava com uma grande quantidade de cálcio na artéria coronária e houve a necessidade de realizar o procedimento de litotripsia intravascular, que consiste em introduzir na artéria coronária um cateter balão, chamado Shockwave, que fica ligado a um gerador. Esse gerador dispara ondas de pressão sonora capazes de fraturar o cálcio, que é provocado pelo acúmulo de gordura.

“Essa tecnologia permitiu que fizéssemos uma angioplastia, colocássemos um Stent e que o resultado fosse excelente, reduzindo os riscos de morte e complicações da cirurgia. Obviamente que isso melhora a qualidade de vida a partir do momento que você desentope uma artéria principal do coração, onde normalmente causa algum sintoma de dor a esforços ou cansaço, faz com que esse paciente passe a ficar sem sintomas, onde a qualidade de vida e o esforço que fizer, vai fazer sem incômodo nenhum”, contou o médico.

O cardiologista explica que existem outras técnicas para desobstruir artérias cororarianas, como aterectomia, porém, elas utilizam uma broca que traz alguns riscos, como perfurações das artérias e liberação de detritos do cálcio.

A litotripsia intravascular pelo equipamento Shockwave é aplicado na artéria que apresenta endurecimento por placas de gordura. De acordo com Berti, o procedimento não desgasta o vaso, o que gera menos riscos e complicações ao paciente.

“Essa nova tecnologia age unicamente na parede interna do vazo, quebrando e fragmentando esse cálcio, deixando ela bem molinha ali dentro e facilitando o implante do stent, permitindo que seja implantado com um resultado excelente”, explicou o cardiologista.

Fonte Santa Casa

Porto Ferreira Online

Recent Posts

Inscrições para o 17º Festival de Música Raiz e Sertaneja Zé Carreiro estão abertas até dia 11

Evento acontece de 23 a 25 de maio; veja como se inscrever A Secretaria de…

10 horas ago

Ainda dá tempo: destine seu Imposto de Renda para entidades sociais de Porto Ferreira sem custo algum ao contribuinte

A lei federal 13.797/2019 permite que o contribuinte do Imposto de Renda Pessoa Física faça…

10 horas ago

Sessão solene entrega Títulos de “Policial Padrão”

Solenidade foi realizada na última quarta-feira e homenageou sete profissionais da segurança A Câmara Municipal…

11 horas ago

Participe da 2ª Corrida e Caminhada do 38º BPM/I

PARTICIPE TAMBÉM DESTE GRANDE EVENTO: Convidamos todos a participar do lançamento de nossa 2ª Corrida…

12 horas ago

Arteris Intervias divulga cronograma de obras para Rodovia Anhanguera (SP-330)

Os motoristas devem obedecer à sinalização indicativa no trecho de obras e reduzir a velocidade.…

12 horas ago

PAT Porto Ferreira – Vagas de Emprego

Mais informações Pat de Porto Ferreira, rua Perondi Iginio, 321 – Centro ou ligue (19) 3585-4857VAGAS…

13 horas ago