Notícias

Vacinação contra COVID-19: Novas Diretrizes para 2024

Mudanças no Esquema Vacinal contra a COVID-19 em 2024: Atualizações e Diretrizes

A Vigilância Epidemiológica de Porto Ferreira informa que, a partir de janeiro de 2024, a campanha de vacinação contra a COVID-19 passou por atualizações significativas, ampliando sua abrangência para incluir crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Essa faixa etária agora integra o Calendário de Imunização das Crianças, tornando a vacinação contra a doença parte da rotina de cuidados infantis.

Para as crianças nessa faixa etária que já receberam as três doses, não há indicação de revacinação, conforme destaca o Informe Técnico do Ministério da Saúde.

Seguindo as novas orientações, indivíduos com 5 anos ou mais (que não façam parte do grupo prioritário) que tenham completado o esquema primário de vacinação, composto por duas doses, não necessitarão de uma dose de reforço da vacina contra a COVID-19.

Vacinação Prioritária para Grupos Vulneráveis

O foco da vacinação contra a COVID-19 permanece nos grupos prioritários, compostos por pessoas com 5 anos ou mais em situações de maior vulnerabilidade ou condições que aumentam o risco para formas graves da doença. Para esses grupos, são indicadas doses semestrais ou anuais, dependendo da categoria. A vacinação é realizada com a Pfizer Bivalente para maiores de 12 anos e a Pfizer Pediátrica para crianças de 5 a 11 anos.

Os grupos prioritários incluem:

Pessoas de 60 anos ou mais (a cada 6 meses)

Pessoas imunocomprometidas (a cada 6 meses)

Gestantes e puérperas (a cada 6 meses)

Pessoas vivendo em instituições de longa permanência, incluindo ILPI e RI, e seus trabalhadores (anual)

Indígenas (anual)

Ribeirinhos (anual)

Quilombolas (anual)

Trabalhadores da saúde (anual)

Pessoas com deficiência permanente (anual)

Pessoas com comorbidades (anual)

Pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos) (anual)

Funcionários do sistema de privação de liberdade (anual)

Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas (anual)

Pessoas em situação de rua (anual)

Recomendações sobre Revacinação

É importante ressaltar que esquemas de revacinação contra a COVID-19 não serão mais recomendados rotineiramente para pessoas com 5 anos ou mais que não façam parte dos grupos prioritários e que já tenham completado o esquema primário de duas doses.

Entretanto, caso um indivíduo não tenha sido vacinado anteriormente (sem nenhuma dose prévia) ou tenha recebido apenas uma dose da vacina contra a COVID-19, ele poderá iniciar ou completar o esquema primário de vacinação.

A aplicação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Unidade da Criança (Centro).

Telefone de Contato para eventuais dúvidas: (19) 3585 1634

Fonte  Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Porto Ferreira Online

Recent Posts

Faleceu dia 03/05/2025 – Sr. Carlos Alberto Beltran

Comunicamos, com pesar, o falecimento do Sr. Carlos Alberto Beltran, aos 47anos, na cidade de…

9 horas ago

Motociclista morre após bater em carro e ser atropelado por outro em rodovia no interior de SP

Grave acidente aconteceu na noite de sexta (2), no km 4 da Rodovia Zequinha de…

15 horas ago

Faleceu dia 03/05/2025 – Sr. Otacílio Fabris

Comunicamos, com pesar, o falecimento do Sr.Otacílio Fabris, aos 85 anos, na cidade de Porto…

18 horas ago

La Fornalha Pizzaria 02/05/2025

A La Fornalha possui um dos maiores cardápio de massas e pizzas salgadas, agridoces e…

18 horas ago

Prisão em Flagrante por Assalto

Porto Ferreira - 02/05/2025 Policiais Militares do Comando de Grupo de Patrulha 3 – Operações…

19 horas ago

Lanchonete Dogs.com 02/05/2025

Na Lanchonete Dogs.com um lugar acolhedor e amplo com muitas opões de lanches, pastéis e…

1 dia ago