Descoberta foi publicada na revista Microbiome e pode estar ligada ao derretimento do gelo no Ártico
Pesquisadores da Universidade de Aarhus, da Dinamarca, encontraram pela primeira vez vírus gigantes na camada de gelo da Groenlândia. O organismo do grupo de DNA nucleocitoplasmático (NCLDV) pode estar ligado aos estudos de derretimento do gelo no Ártico.
Esse tipo de vírus está presente globalmente e infecta as algas do ambiente marinho e de água doce. Mas, “há informações muito limitadas sobre a diversidade e a função ecossistêmica dos NCLDVs em habitats terrestres gelados”, apontou o estudo.
Esses vírus encontrados na camada de gelo medem aproximadamente 2,5 micrômetros, sendo que vírus comuns podem chegar até 200 nanômetros — para comparação, 1 nanômetro equivale a 0,001 micrômetro.
A pesquisa levantou a quantidade de genes de NCLDV presentes nos biomas, destacando abundância no Ártico. As amostras foram coletadas em camadas de neve verde e vermelha — colorações causadas por um crescimento de algas —, em sedimentos de “poeira” na superfície de geleiras e em pequenos pedaços de gelo.
Os vírus se ligariam às algas que causam essa pigmentação na neve e que se encontram no gelo escuro, controlando o ambiente e retardando o derretimento das geleiras.
Fonte CNN
Hoje, quarta-feira (30/04), às 15h, aconteceu a conclusão do curso “Prepare e Venda Bolos e…
A expectativa é de que cerca de 647 mil veículos circulem pelo trecho concedido entre…
Na manhã de ontem(29), uma equipe realizava patrulhamento pelo bairro Jd. Anésia, quando em determinado…
Comunicamos, com pesar, o falecimento de Avelina Januário Souza Pinto, aos 91 anos, na cidade…
Comunicamos, com pesar, o falecimento do Sr. João Benedito Gonçalves, aos 74 anos, na cidade…