Ministério da Saúde inclui tratamento para doença na válvula cardíaca no SUS

Ministério da Saúde inclui tratamento para doença na válvula cardíaca no SUS

Investimento em Implante Transcateter da Válvula Aórtica (ITVA) é de mais de R$ 50 milhões.

Ministério da Saúde incluiu, nesta quinta-feira (3), na Tabela de Procedimento, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde (SUS) o Implante Transcateter da Válvula Aórtica (ITVA) para tratamento da estenose aórtica grave. O financiamento no procedimento é de mais de R$ 50 milhões.

O implante transcateter de válvula aórtica é um procedimento minimamente invasivo que permite a correção da válvula cardíaca afetada pela estenose aórtica. Uma doença caracterizada pela obstrução da estrutura cardíaca e que afeta cerca 5% da população com mais de 75 anos. Um em cada 20 idosos a partir dessa faixa etária.

“Nós queremos um sistema de saúde forte e edificante que seja capaz de incorporar inovações.

“Atualmente 75 hospitais são habilitados como nível A no programa QualiSUS Cardio. Nesse primeiro momento, 20 hospitais foram selecionados para implementar o novo procedimento. Abrangendo grande parte do País”, pontuou a secretária de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (Saes), Maíra Botelho.

O pedido de habilitação deverá ser formalizado pelos hospitais aptos a realizar o procedimento juntamente às respectivas gestões em saúde. Às quais competirá o cadastramento e a instrução da proposta de habilitação por meio do Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde – SAIPS

Fran Martins e Nathan Victor

Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acontece na Região

Tem uma empresa em Porto Ferreira?

Seja encontrado pelos milhares de usuários que acessam o nosso guia todos os dias.

Cadastre sua empresa