Comitiva ferreirense da Seduc participa do 2º Simpósio “Superdotação e Dupla Excepcionalidade”

Comitiva ferreirense da Seduc participa do 2º Simpósio “Superdotação e Dupla Excepcionalidade”

Evento em Pirassununga contou com especialistas renomados.

A Secretaria Municipal de Educação de Porto Ferreira (Seduc), representada por sua equipe técnica, participou do 2º Simpósio “Superdotação e Dupla Excepcionalidade”, realizado pelo Instituto Camila Herculian, em Pirassununga, no último dia 6 de setembro.

O evento contou com a participação de palestrantes renomados sobre a temática, trazendo abordagem teórica, comprovação cientificas, práticas e conceitos no que se refere a Superdotação e Altas Habilidades.

Pela manhã, aconteceu a fala da advogada institucional, Dra. Bruna Dias, trazendo informações sobre os aspectos legais e seus desafios. Já a Dra. Camila Herculian, pedagoga, mestre em Psicologia, especialista em Neuropsicopedagogia e Superdotação, e criadora do Instituto Camila Herculian, trouxe conceitos importantes no que se refere a mitos, quebra de paradigmas e respeito diante das especificidades de cada superdotado.  

No período da tarde o simpósio foi conduzido pela psicóloga Maria Elisa Granchi Fonseca, Analista do Comportamento ABA, mestre pela UFSCar e com formação no Programa TEACCH pela Universidade da Carolina do Norte (EUA) desde 1991. Ela abordou a dupla excepcionalidade entre TEA e Superdotação.

A palestra de encerramento foi da Dra. Camila Nicolucci, médica psiquiatra e especialista em Saúde Mental, que falou sobre a importância de desmitificar o que é chamado de “AHSD” (Altas Habilidades/Superdotação). Ela afirma que há o sofrimento psíquico e os riscos de diagnósticos equivocados junto dos principais sinais de alertas como comportamentos, sinais cognitivos, sinais emocionais e sensoriais dos superdotados.  

“São momentos de trocas com objetivo de multiplicar informações são essenciais para a conscientização e promoção da inclusão”, afirmou a coordenadora do Núcleo Multidisciplinar da Seduc, a psicopedagoga Lilian Ilheo. “Tudo isso ajuda a mostrar para a sociedade as características e as necessidades dos indivíduos superdotados, promovendo um ambiente mais compreensivo e acolhedor, e, além disso, são conhecimentos que servem como um recurso valioso para os educadores e para os profissionais que desejam melhorar suas habilidades de ensino e atendimento a alunos com superdotação”.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Acontece na Região

Tem uma empresa em Porto Ferreira?

Seja encontrado pelos milhares de usuários que acessam o nosso guia todos os dias.

Cadastre sua empresa