Santa Casa realiza primeira captação de órgãos do ano, com doação de coração

Santa Casa realiza primeira captação de órgãos do ano, com doação de coração

Neste sábado (17), a Santa Casa de São Carlos realizou a primeira captação de órgãos do ano. A doação foi possível após a confirmação de morte encefálica de um paciente de 23 anos, vítima de um grave acidente de moto.

Foram doados um coração, um fígado, dois rins e duas córneas. Cada órgão será destinado a um receptor diferente. O grande destaque da captação foi a doação do coração, que será transplantado em São Paulo. O fígado teve como destino Campinas e as córneas foram encaminhadas para Ribeirão Preto.

O transporte do coração foi realizado por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com o apoio essencial da Guarda Municipal de São Carlos e do Samu no deslocamento até o aeroporto. O procedimento é considerado uma verdadeira corrida contra o tempo, já que o órgão precisa chegar ao receptor em até quatro horas para que o transplante seja viável.

A captação mobilizou equipes da Santa Casa desde a madrugada, além de profissionais de instituições de referência.

Participaram do procedimento equipes do Incor de São Paulo, Unicamp e Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, em uma atuação conjunta e altamente especializada.

De acordo com o membro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e coordenador de enfermagem da UTI da Santa Casa, Tiago Clezer, o trabalho envolve preparo técnico, organização e sensibilidade.

“Desde a madrugada, nossas equipes estiveram mobilizadas, seguindo protocolos rigorosos e atuando de forma integrada com os serviços externos. É um processo complexo, que exige precisão, agilidade e, acima de tudo, respeito à história do doador e de sua família”, explicou.

O provedor da Santa Casa de São Carlos, Antonio Valerio Morillas Junior, destacou o orgulho pelo trabalho realizado e deixou uma mensagem de solidariedade.

“Temos muito orgulho da nossa equipe, que atua com excelência técnica e profundo senso de humanidade. Em um momento de imensa dor, a família do doador fez um gesto de amor e solidariedade que vai salvar e transformar vidas. A eles, deixamos nosso respeito, gratidão e todo o nosso conforto”, afirmou.

Em 2025, a Santa Casa de São Carlos realizou 11 captações de órgãos, reforçando sua importância no sistema de transplantes.

Deixe um comentário

Cancelar resposta?

Acontece na Região

Tem uma empresa em Porto Ferreira?

Seja encontrado pelos milhares de usuários que acessam o nosso guia todos os dias.

Cadastre sua empresa