Primeira edição do Simpósio Municipal de Educação acontece nos dias 19 e 20 de fevereiro com tema envolvendo leitura
04/02/2026
0 Comentários
Serão dois dias de palestras e apresentações no Teatro Municipal Gilberto Chateaubriand.
A Secretaria Municipal de Educação (Seduc-PF) organiza pela primeira vez no município um evento com o objetivo de envolver todas as etapas do ensino ao longo do ano dentro da rede de ensino.
O 1º Simpósio Municipal de Educação pretende trabalhar o tema “Leitura e Recomposição de aprendizagens. O evento ocorrerá nos dias 19 e 20 de fevereiro, e contará com a presença da palestrante Rosangela M. Veliago. A professora convidada é graduada em Pedagogia pela PUC-SP. Foi professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental e Coordenadora Pedagógica. Participou da equipe da coordenação nacional do PROFA (Programa de Formação de Professores Alfabetizadores) no MEC. É também coautora de livros didáticos e formadora de professores e gestores.
O primeiro dia de evento (19/02) contará com a palestra “Plantando leitores: como ampliar a presença infantil nas culturas do escrito”, e terá como público os profissionais de educação atuantes nas creches e EMEIs.
O segundo dia de evento (20/02) terá como palestra o tema “Linguagem que nasce na infância: o compromisso de ampliar a participação das crianças nas culturas do escrito”, tendo como público os profissionais da educação atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e atuantes no PAEI (Programa de Apoio à Educação Inclusiva).
Os dois dias contarão também com uma apresentação cultural com o grupo “Experimentando Histórias”, que possuem mais de dez anos de pesquisa e trabalhos voltados às infâncias, priorizando temas que encantem o público e provoquem reflexões sobre os aspectos positivos e desafiadores da vida.
O simpósio é promovido pela Prefeitura de Porto Ferreira, por meio da Secretaria de Educação, com apoio da empresa Sicoob Crediçucar.
“Essa iniciativa reforça o compromisso do município com a formação de leitores e a recomposição de aprendizagens necessárias para o aprimoramento das competências e habilidades dos estudantes, dentro da proposta de gestão do prefeito André Braga”, afirmou o secretário de Educação, Carlos Augusto Colussi.


![Polícia Militar realiza operação preventiva em estabelecimentos comerciais em De [...]](https://www.portoferreiraonline.com.br/wp-content/uploads/2024/12/escudo-pm-768x427.jpg)

![Sebrae-SP promove capacitação on-line para empreendedores da região de São Carlo [...]](https://www.portoferreiraonline.com.br/wp-content/uploads/2026/01/curos-sebrae-768x427.jpg)
















Deixe um comentário
Cancelar resposta?