Carnaval com consciência: Prefeitura reforça prevenção às ISTs e ao HIV
16/02/2026
0 Comentários
Uso de preservativo e realização de testes rápidos são fundamentais para proteger a saúde durante a folia
Com a chegada do Carnaval, período marcado por celebrações e encontros, a Prefeitura de Porto Ferreira, por meio da Vigilância Epidemiológica, reforça a importância de aproveitar a festa com responsabilidade, segurança e cuidado com a saúde.
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e são transmitidas, principalmente, por meio de relações sexuais (oral, vaginal e anal) sem o uso de preservativo com uma pessoa infectada. Qualquer pessoa que tenha mantido relação sexual sem camisinha e não tenha realizado testagem pode estar contaminada, mesmo sem apresentar sintomas.
Como ocorre a transmissão do HIV
O vírus HIV pode ser transmitido por:
- Relações sexuais (oral, vaginal ou anal) sem o uso de preservativo;
- Compartilhamento de drogas injetáveis;
- De mãe para filho durante o aleitamento materno, quando a mãe é portadora do vírus e não realiza acompanhamento adequado.
A Vigilância Epidemiológica orienta que o uso da camisinha é indispensável em todas as relações sexuais. A prevenção é a forma mais eficaz de evitar a contaminação.
Testagem rápida disponível no município
A Vigilância Epidemiológica e as equipes das Estratégias de Saúde da Família realizam testagens para HIV e algumas ISTs. O teste rápido é simples, seguro e o resultado sai na hora.
Quem tiver dúvidas ou desejar realizar o exame pode procurar uma unidade de saúde e agendar o atendimento.
A Prefeitura reforça: a Aids não tem idade nem classe social. Proteger-se é um ato de responsabilidade consigo mesmo e com quem você ama.
Para mais informações, entre em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (19) 3585-2993.





Deixe um comentário
Cancelar resposta?