Prefeitura e Cervam iniciam elaboração de plano conjunto para enfrentamento de impactos do El Niño
01/08/2026
0 Comentários
Reunião definiu integração entre município, cooperativa e Defesa Civil para planejamento preventivo diante da possibilidade de eventos climáticos extremos nos próximos meses
O prefeito André Braga recebeu em seu gabinete, na última terça-feira (28/07), o presidente da Cervam (Cooperativa de Energização e de Desenvolvimento do Vale do Mogi), Henrique Ribaldo Filho, acompanhado do engenheiro eletricista Vitor Delsin e do supervisor técnico André Luís Gaspar, para tratar do desenvolvimento de um plano de contingência voltado ao atendimento de ocorrências emergenciais relacionadas aos possíveis impactos do fenômeno climático El Niño.
Durante o encontro, os representantes da cooperativa entregaram ao chefe do Executivo um ofício encaminhado à Prefeitura após a Cervam receber comunicação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp). No documento, a agência alerta para projeções climáticas que apontam probabilidade superior a 80% de ocorrência do fenômeno El Niño entre o segundo semestre de 2026 e o primeiro semestre de 2027, com possibilidade de manifestações de forte intensidade.
Segundo a Cervam, o objetivo é fortalecer o planejamento preventivo e ampliar a integração entre os órgãos envolvidos para garantir respostas rápidas e coordenadas em situações de emergência, especialmente em casos de interrupção no fornecimento de energia elétrica provocadas por eventos climáticos severos.
Como encaminhamento da reunião, ficou definida a realização de novos encontros técnicos envolvendo a Prefeitura, a Cervam e setores estratégicos da administração municipal, entre eles a Defesa Civil, para a elaboração conjunta do plano de contingência. A proposta é estabelecer protocolos de atuação, definir canais de comunicação e organizar ações integradas que permitam maior agilidade no atendimento à população em caso de ocorrências.
O prefeito André Braga destacou a importância do planejamento antecipado diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. “Nosso compromisso é atuar de forma preventiva, fortalecendo a integração entre os órgãos públicos e as instituições parceiras. Planejamento e cooperação são fundamentais para minimizar riscos, garantir a continuidade dos serviços essenciais e oferecer mais segurança à população”, afirmou.
A iniciativa também está alinhada ao plano estadual de enfrentamento aos impactos do El Niño, que busca reunir informações e ações preventivas dos municípios e concessionárias de serviços públicos para reduzir os efeitos de eventos climáticos extremos e aumentar a capacidade de resposta diante de situações de emergência.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos


![Santuário da Babilônia representará São Carlos na maior feira católica da Améric [...]](https://www.portoferreiraonline.com.br/wp-content/uploads/2026/07/aparecidinha-em-sao-carlos-768x432.jpg)
![Carro furtado em Porto Ferreira é encontrado abandonado na zona rural de São Car [...]](https://www.portoferreiraonline.com.br/wp-content/uploads/2026/07/carroroubadoencontradoemsaocarlos-768x432.jpg)

![Polícia Militar captura procurada durante atendimento de ocorrência em Descalvad [...]](https://www.portoferreiraonline.com.br/wp-content/uploads/2026/05/procurado-e-capturado-pm-1-768x427.jpg)















Deixe um comentário
Cancelar resposta?