Agosto Lilás: evento no Teatro Municipal contou com peça e orientações do Protocolo Não Se Cale
28/08/2025
0 Comentários
Espetáculo abordou diferentes faces do problema e propôs reflexões para romper o ciclo de violência contra a mulher
Uma peça teatral e orientações sobre o Protocolo Não Se Cale foi mais uma ação desenvolvida pela Prefeitura de Porto Ferreira dentro da campanha Agosto Lilás, desta vez organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SDSC) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET).

O evento ocorreu na noite de segunda-feira (25/08), no Teatro Municipal Gilberto Chateaubriand, no Centro. No início da noite, os secretários Ana Carolina Diniz da Cunha Cintra Braga (SDSC), Hamilton Pierobon (SDET), a chefe da Divisão de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Jenifer Gabriela Cândido, e a psicóloga do Creas Caroline Curti discorreram sobre a importância do combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, tema do Agosto Lilás, e das ações desenvolvidas por órgãos do município nesse sentido.

Na sequência, foi encenada a peça teatral “A História de Dalva e Davi”, também abordando a temática. Baseado em relatos de vítimas de violência de gênero e de homens que passaram por grupos de ressocialização, o espetáculo mostrou as diferentes faces do problema e propôs reflexões sobre soluções possíveis para romper o ciclo da violência.

Agosto Lilás
É o mês da campanha de conscientização sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. Foi instituída oficialmente em 2016 e agosto foi escolhido por ser o mês de criação da Lei Maria da Penha. A campanha tem como objetivo informar sobre os tipos e os ciclos da violência, divulgar os canais de denúncia, mobilizar a sociedade e fortalecer a rede de proteção às mulheres, com ações intersetoriais envolvendo saúde, segurança, educação e assistência social.
Protocole Não se Cale
Este protocolo foi concebido a partir do diálogo e dedicação das Secretarias de Estado, órgãos públicos e sociedade civil, por meio do Grupo de Trabalho “Estabelecimento Amigo da Mulher”. É coordenado pela Secretaria de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo. No município de Porto Ferreira, foi instituído pela lei municipal de n° 3.753, de 28 de novembro de 2023, que obriga bares, restaurantes, casas de shows e eventos, casas noturnas e estabelecimentos similares a adotarem medidas de segurança e auxílio às mulheres que se sintam em situação de risco, em suas dependências.
Em Porto Ferreira, a vereadora Priscila Franco de Oliveira (PSDB) destinou emenda parlamentar para que o município fomente ações específicas junto a empresários locais, como a confecção de cartazes, propagando a conscientização de denunciar e proteger as mulheres em caso de violência sofrida nos estabelecimentos locais.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Deixe um comentário
Cancelar resposta?