ALCOÓLICOS ANÔNIMOS EM PORTO FERREIRA OFERECEM APOIO GRATUITO A QUEM DESEJA RECOMEÇAR.
11/02/2026
0 Comentários
Em Porto Ferreira, pessoas que enfrentam problemas com o consumo de álcool contam com o apoio dos Alcoólicos Anônimos (A.A.), um programa mundial que atua por meio de grupos de ajuda mútua e reuniões de partilha. O programa é gratuito, confidencial e aberto a qualquer pessoa que tenha o desejo de parar de beber. Presente no Brasil há décadas, o A.A se consolidou como uma das iniciativas mais reconhecidas no apoio à recuperação do alcoolismo.
Na cidade e na região, grupos mantêm encontros periódicos, oferecendo espaço seguro para troca de experiências e fortalecimento pessoal. Grupos de ajuda mútua mantêm reuniões regulares na cidade e reforçam a importância do acolhimento e do anonimato na recuperação. O método é baseado na partilha entre membros que vivem ou viveram o problema da dependência alcoólica.
Nas reuniões, participantes relatam suas histórias, desafios e conquistas, criando uma rede de apoio contínuo, é o que garante Francisco Cainelles. Em entrevista, os membros do A.A de Porto Ferreira, seu Francisco, Milton e o Santos, explicam que não há cadastro público, mensalidades ou exposição dos frequentadores. O anonimato é um dos princípios centrais do movimento, garantindo privacidade e igualdade entre todos. O único requisito para participar é o desejo sincero de parar de beber.
A recuperação proposta pelo A.A é guiada pelos 12 Passos, conjunto de princípios que estimula o autoconhecimento, a responsabilidade pelos próprios atos e a mudança de comportamento. O programa também valoriza a dimensão espiritual, mas não está ligado a nenhuma religião específica. Especialistas apontam que o apoio entre pessoas que compartilham a mesma dificuldade aumenta a adesão e reduz o isolamento, fator comum entre dependentes.
Em Porto Ferreira, os grupos realizam dois tipos principais de encontros: reuniões fechadas — exclusivas para quem deseja parar de beber e reuniões abertas — permitem a presença de familiares, estudantes e interessados em conhecer o método. Também existem reuniões temáticas, voltadas ao estudo dos Passos e das Tradições do A.A. Familiares de pessoas com alcoolismo também podem buscar ajuda em grupos específicos, como Al-Anon e Alateen, que oferecem orientação e suporte emocional para quem convive com a dependência dentro de casa. Além do benefício individual, o trabalho dos grupos de A.A reflete na comunidade, contribuindo para a melhoria das relações familiares, da vida profissional e da saúde pública.
A proposta é direta: recuperação com base na solidariedade, na escuta e no compromisso diário com a sobriedade. Interessados podem obter informações sobre dias, horários e locais de reuniões na região por meio dos canais oficiais do Alcoólicos Anônimos no Brasil ou com membros da comunidade que participam dos grupos locais. O contato é sigiloso. E que vidas como as do Cainelles, do Milton e do Santos, sirvam como exemplos para aqueles que estão na comunidade precisando de ajuda e segundo eles, A.A estão de portas abertas par acolher vidas que precisam de diretrizes.
A unidade do A.A fica na Rua Coronel Procópio de Carvalho, 352 – Centro. E as reuniões acontecem toda segunda-feira às 19h30.






Deixe um comentário
Cancelar resposta?