Núcleo de Atendimento Multiprofissonal da Seduc promove 4º Encontro Familiar com crianças e pais
11/09/2025
0 Comentários
Temática foi “O seu filho sabe como lidar com a frustração? Entenda como ajudá-lo”.
O Núcleo de Atendimento Multiprofissional Professora Maria Luiza Fratini Martins realizou a quarta edição de seu projeto “Encontro Familiar: Caminhos do Saber”, no dia 3 de setembro. Desta vez, a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) aplicou a temática: “O seu filho sabe como lidar com a frustração? Entenda como ajudá-lo”.
O evento contou com a participação das famílias atendidas no núcleo, pessoas convidadas pela comunidade escolar, equipe técnica do núcleo, supervisão de ensino, além da presença do secretário Carlos Augusto Colussi, da Seduc, e do chefe da Divisão Pedagógica, professor Ricardo Bellini dos Santos.
O momento de fala foi direcionado pela coordenadora e psicopedagoga do Núcleo, Lilian Ilhéo, que começou trazendo a leitura inicial denominada “Os fios invisíveis”, de acolhimento e carregada de sentimentos.
“O objetivo desse momento foi de mostrar que, para que as crianças se desenvolvam, é necessário de apoio e ajuda de todos a sua volta, e que todos nós temos fios que nos ligam ao amor e empatia”, afirmou Lilian. Em seguida, os participantes puderam vivenciar na prática tecendo com um fio de lã em um coração de papel. “Preparamos com muito carinho e todos participaram”, disse ela.
Logo após esse momento de acolhida a palestrante trouxe uma introdução referente a comportamentos negativos e positivos atrelados às frustrações, fases do desenvolvimento cerebral da criança e da pessoa adulta, amadurecimento cerebral e parte importantes que precisam ser estimuladas, e dicas/sugestões de como ser o suporte nos momentos de frustração das crianças.
Ao final da quarta edição do Encontro Familiar, Lilian Ilhéo apontou seis situações possíveis que podem desencadear momentos de crise e frustração, que são: poucas horas de sono, excesso de açúcar no sangue, excesso de telas, falta de presença familiar, falta de rotina diária e, principalmente, ambiente familiar desorganizado.
“Devemos nos lembrar que a frustração, por mais incômoda que seja, pode ser uma grande aliada no nosso crescimento pessoal, ela nos mostra que algo precisa mudar, seja na forma como enxergamos a situação, seja nas atitudes que tomamos”, concluiu a psicopedagoga Lilian Ilhéo.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos




![Cachoeira onde mulher morreu em acidente de rapel tem 60 metros de queda livre e [...]](https://www.portoferreiraonline.com.br/wp-content/uploads/2025/11/analandia-768x427.jpg)















