Reunião com mães e profissionais discute parcerias para ações de capacitação em superdotação.
13/08/2025
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É importante identificar essas crianças, a fim de atender as suas necessidades
O prefeito André Braga reuniu-se na Sala de Reuniões do Gabinete, na última quinta-feira (07/08), na presença do secretário de Educação, Carlos Augusto Colussi, com mães e profissionais para discutir propostas de parcerias voltadas ao desenvolvimento de políticas públicas e ações de capacitação na área da superdotação.
Durante a conversa, as mães Adriana Ventura de Albuquerque e Gabriela Fávaro afirmaram que o diálogo com o prefeito e com o secretário foi um passo importante na construção de iniciativas que valorizem e atendam esse público com mais preparo e sensibilidade no município ferreirense.
As pedagogas Camila Herculian, que é neuropsicopedagoga, mestre em Psicologia, e especialista em altas habilidades ou superdotação, e Roberta Vitola, psicopedagoga clínica e institucional e também analista do comportamento, ambas do Instituto Camila Herculian, aproveitaram para divulgar a realização do 2º Simpósio Superdotação e Dupla Excepcionalidade, que acontecerá no dia 6 de setembro, em Pirassununga.
A superdotação é uma condição do neurodesenvolvimento. Os indivíduos superdotados apresentam uma forma de ver e sentir o mundo diferenciada e possuem facilidade de aprendizagem em uma ou mais áreas.
Diferente do que muitos pensam, o superdotado pode não ser o aluno que tem as melhores notas ou o mais comportado em sala. Podem apresentar comportamentos disruptivos para os professores quando as tarefas estão aquém do seu nível cognitivo.
“São pessoas que precisam de desafios, são curiosos, questionadores e podem também apresentar outras condições, como autismo, déficit de atenção e hiperatividade, discalculia, dislexia, juntamente com a superdotação, o que chamamos de dupla excepcionalidade”, afirmou Camila.
Se essas pessoas não forem identificadas e atendidas na primeira infância podem desenvolver ansiedade, recusa escolar, depressão, entre outros. “Por isso devemos sempre estar atentos aos sinais e indicadores que esses indivíduos nos dão no ambiente familiar e escolar e procurar por uma identificação com profissionais qualificados para identificar e atender essas crianças dentro de suas necessidades e especificidades individuais, para que tornem crianças felizes, que se sintam pertencentes ao mundo”, concluiu a especialista.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos. Prefeitura de Porto Ferreira.
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