Secretaria da cultura promove uma consulta pública fundamental para o futuro da política cultural no município.

Secretaria da cultura promove uma consulta pública fundamental para o futuro da política cultural no município.

Na noite da última segunda-feira, 16 de junho de 2025, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Porto Ferreira promoveu uma consulta pública fundamental para o futuro da política cultural no município. O encontro aconteceu às 19h, no Anfiteatro Isaltino Casemiro, reunindo artistas, produtores culturais, gestores públicos e representantes da sociedade civil interessados no planejamento dos recursos do Ciclo 2 da Lei Aldir Blanc.

Durante a audiência, foram debatidos os critérios de aplicação dos recursos destinados à cidade, que totalizam anualmente R$ 393 mil durante o ciclo (De 2025 a 2028). Após ampla escuta e deliberação, ficou definido que 60% desse montante será investido em editais de fomento à produção artística local. Outros 25% serão destinados a editais de premiação para Pontos de Cultura, reconhecendo e fortalecendo iniciativas culturais já consolidadas na cidade. Ainda de acordo com a proposta aprovada, 10% dos recursos serão utilizados para a contratação de serviços e atrações artísticas gratuitas no Teatro Municipal. O restante, equivalente a 5%, será reservado para a cobertura de custos operacionais necessários à execução da política cultural viabilizada pela Lei Aldir Blanc.

Além das porcentagens, os participantes também contribuíram com sugestões para a formulação dos futuros editais, especialmente quanto às categorias artísticas a serem contempladas e às formas de garantir a inclusão de projetos a serem executados em áreas periféricas e de maior vulnerabilidade socioeconômica.

A consulta pública reforça o compromisso da gestão municipal com a transparência e a participação social na formulação de políticas culturais, promovendo um debate aberto e democrático sobre o uso dos recursos federais em benefício da diversidade cultural de Porto Ferreira.

Deixe um comentário

Cancelar resposta?

Acontece na Região

Tem uma empresa em Porto Ferreira?

Seja encontrado pelos milhares de usuários que acessam o nosso guia todos os dias.

Cadastre sua empresa